Translate

terça-feira, 5 de junho de 2012

Três dicas para construir gráficos no Excel de forma bem simples


Três dicas para construir gráficos no Excel de forma bem simples
Fábio Vianna, especial para PC World*
17-07-2008
Apresentar resultados de planilhas graficamente é a maneira ideal de visualizá-los. Mas há que torne isso um martírio.

excel_150

Já vi inúmeras pessoas utilizando o Excel de diversas maneiras – a maior parte bem complicada, aliás - para realizar construir e lidar com gráficos. Neste breve tutorial, você vai conhecer três dicas que tornarão a construção, inclusão de variáveis e até a apresentação dos dados extremamente simples em comparação aos chamados métodos tradicionais.
Tais sugestões são apenas algumas das muitas facilidades que o aplicativo de planilhas do Office oferece e que nem sempre estão documentadas. Experimentar ações que funcionam no Word, por exemplo, pode levar a resultados interessantes no PowerPoint ou Excel. Sugerimos experimentar sempre.
Crie gráficos rapidamente
A imagem abaixo mostra uma planilha simples, com informações de vendas. Vamos supor que se deseje criar um gráfico a partir das datas e da receita.
excel_01
A forma mais fácil de fazer isso é marcar o intervalo de dados desejados (em nosso caso, tudo que está compreendido entre as celulas A3 e B13) e, em seguida, clicar em <F11>. Exatamente isso, apenas a tecla de função <F11>.
O resultado? Um gráfico simples, construído a partir das configurações padrão do Excel (que você pode alterar, se quiser).
excel_02

Inserir dados
Muitas vezes, após um gráfico já construído, lembramos que é necessário inclui uma informação adicional ou então constatamos que uma determinada nova variável vai ajudar na compreensão das informações apresentadas.
Muitos usuários do Excel voltam à tabela original, selecionam as novas séries de dados e repetem todo o processo realizado anteriormente para construir o gráfico, tarefa mais que ingrata.
Mas há uma forma bem mais simples de fazer isso, usando um recurso disponível em todos os aplicativos do pacote da Microsoft: o <Ctrl>-<C> e <Ctrl>-<V>. Veja como isso funciona.
Vá até a planilha de dados e selecione o novo intervalo, no nosso caso, os dados entre as células C3 eC13, as informações referentes a despesas, e copie (<Ctrl>-<C>):
excel_03
Agora, vá até o gráfico, clique dentro dele (em qualquer lugar dentro da área do gráfico) e clique em <Ctrl>-<V>. Pronto, a nova seqüência já foi incluída, inclusive com o rótulo dos dados:
excel_04

Apresentar resultados de planilhas graficamente é a maneira ideal de visualizá-los. Mas há que torne isso um martírio.

Em seguida, dê um duplo clique nos rótulos de dados (os valores que aparecem junto das barras), vá à aba Número e configure para uma casa decimal:
excel_07
Agora, nosso gráfico ficará assim:
excel_08

*Fábio Vianna é bacharel em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, sócio-diretor do Centro de Excelência em Planilhas (www.c-excel.com.br) e tem mais de 10 anos de experiência em modelagem de planilhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário