Três dicas para construir gráficos no Excel de
forma bem simples
Fábio Vianna,
especial para PC World*
17-07-2008
Apresentar resultados
de planilhas graficamente é a maneira ideal de visualizá-los. Mas há que torne
isso um martírio.
Já vi inúmeras pessoas utilizando o
Excel de diversas maneiras – a maior parte bem complicada, aliás - para
realizar construir e lidar com gráficos. Neste breve tutorial, você vai
conhecer três dicas que tornarão a construção, inclusão de variáveis e até a
apresentação dos dados extremamente simples em comparação aos chamados métodos
tradicionais.
Tais sugestões são apenas algumas das
muitas facilidades que o aplicativo de planilhas do Office oferece e que nem
sempre estão documentadas. Experimentar ações que funcionam no Word, por
exemplo, pode levar a resultados interessantes no PowerPoint ou Excel.
Sugerimos experimentar sempre.
Crie gráficos rapidamente
A imagem abaixo mostra uma planilha simples, com informações de vendas. Vamos supor que se deseje criar um gráfico a partir das datas e da receita.
A imagem abaixo mostra uma planilha simples, com informações de vendas. Vamos supor que se deseje criar um gráfico a partir das datas e da receita.
A forma mais fácil de fazer isso é marcar o intervalo de dados desejados
(em nosso caso, tudo que está compreendido entre as celulas A3 e B13) e, em seguida,
clicar em <F11>. Exatamente isso,
apenas a tecla de função <F11>.
Leia também:
> 20 dicas espertas para quem usa o Excel
> Como fazer cálculos com horas e datas no Excel
> Dicas de formatação pouco conhecidas do Excel
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O resultado? Um gráfico simples,
construído a partir das configurações padrão do Excel (que você pode alterar,
se quiser).
Inserir dados
Muitas vezes, após um gráfico já construído, lembramos que é necessário inclui uma informação adicional ou então constatamos que uma determinada nova variável vai ajudar na compreensão das informações apresentadas.
Muitas vezes, após um gráfico já construído, lembramos que é necessário inclui uma informação adicional ou então constatamos que uma determinada nova variável vai ajudar na compreensão das informações apresentadas.
Muitos usuários do Excel voltam à
tabela original, selecionam as novas séries de dados e repetem todo o processo
realizado anteriormente para construir o gráfico, tarefa mais que ingrata.
Outros destaques de PC World:
> Aplicativos open source para substituir o que se tem no Windows
> Use a memória virtual para turbinar seu PC com Windows
> Rode no LInux seus aplicativos para o Windows
> Esqueceu a senha do Windows XP? Clique aqui
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Mas há uma forma bem mais simples de fazer isso, usando um recurso
disponível em todos os aplicativos do pacote da Microsoft: o <Ctrl>-<C> e <Ctrl>-<V>. Veja como isso funciona.
Vá até a planilha de dados e selecione o novo intervalo, no nosso caso,
os dados entre as células C3 eC13, as
informações referentes a despesas, e copie (<Ctrl>-<C>):
Agora, vá até o gráfico, clique dentro
dele (em qualquer lugar dentro da área do gráfico) e clique em
<Ctrl>-<V>. Pronto, a nova seqüência já foi incluída, inclusive com
o rótulo dos dados:
Apresentar resultados
de planilhas graficamente é a maneira ideal de visualizá-los. Mas há que torne
isso um martírio.
Em seguida, dê um
duplo clique nos rótulos de dados (os valores que aparecem junto das barras),
vá à aba Número e configure para uma casa decimal:
Agora, nosso gráfico
ficará assim:
*Fábio Vianna é bacharel em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, sócio-diretor do Centro de Excelência em Planilhas (www.c-excel.com.br) e tem mais de 10 anos de experiência em modelagem de planilhas
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