Translate

terça-feira, 5 de junho de 2012

Conhecer o Excel 2007


O Excel é ótimo para trabalhar com números e operações matemáticas. Às vezes isso é
feito inserindo fórmulas. Neste curso, aprenda a adicionar, dividir, multiplicar e subtrair
digitando fórmulas nas planilhas do Excel.
Aprenda também a usar fórmulas simples que atualizam automaticamente os resultados
quando os valores mudam. Se precisar corrigir um valor após o cálculo de um total, não se
preocupe. Simplesmente faça a alteração e o Excel atualizará o total.

Imagine que o Excel esteja aberto e você esteja examinando a seção "Entretenimento" de
um orçamento de despesas domésticas. A célula C6 da planilha está vazia e o valor gasto
com CDs no mês de fevereiro ainda não foi inserido.
Nesta lição, veja como usar o Excel para efetuar cálculos matemáticos básicos digitando
fórmulas simples nas células. Veja também como somar todos os valores de uma coluna
usando uma fórmula que atualiza seu resultado caso os valores sejam alterados
posteriormente. Na seção prática ao final da lição, você terá a oportunidade de usar as
fórmulas que aprendeu. Será preciso o Excel 2007 para executar as etapas da sessão
prática.

Dois CDs comprados no mês de fevereiro custaram R$12,99 e R$16,99. O total desses
dois valores corresponde à despesa do mês com CDs.
É possível somar esses valores no Excel digitando uma fórmula simples na célula C6.
As fórmulas do Excel sempre começam com um sinal de igual (=). A fórmula digitada na
célula C6 para somar 12,99 e 16,99 é:
=12,99+16,99
O sinal de mais (+) é um operador matemático que fornece instruções para o Excel
adicionar os valores.
Posteriormente, se quiser saber como obteve esse resultado, a fórmula estará visível na
barra de fórmulas , próxima à parte superior da planilha, sempre
que clicar na célula C6.

OPERADORES MATEMÁTICOS
Adição (+) =10+5
Subtração (-) =10-5
Multiplicação (*) =10*5
Divisão (/) =10/5
O Excel utiliza sinais semelhantes para criar fórmulas.
Para realizar outras operações além de adicionar, use outros operadores matemáticos
enquanto digita fórmulas nas células da planilha.
Use um sinal de menos (-) para subtrair, um asterisco (*) para multiplicar e uma barra (/)
para dividir.
Observação É possível utilizar mais de um operador matemático em uma única fórmula.
Este curso discute apenas fórmulas com um operador, mas é preciso saber que, se
houver mais de um operador, as fórmulas não serão apenas calculadas da esquerda para
a direita. As regras de precedência de operadores e dois exemplos de fórmula
encontram-se no Cartão de Referência Rápida, no final deste curso.

Para somar o total de despesas do mês de janeiro, não é necessário digitar todos esses
valores novamente. Como alternativa, é possível utilizar uma fórmula pré-gravada,
chamada de função.
É possível obter o total do mês de janeiro selecionando a célula B7 e clicando em Soma
no grupo Edição da guia Início. Essa operação insere a função SOMA, que soma
todos os valores em um intervalo de células. Para economizar tempo, utilize essa função
sempre que tiver uma quantidade maior de valores a serem somados, para que não seja
necessário digitar a fórmula.
Ao pressionar ENTER, será exibido 95,94, que é o resultado da função SOMA na célula B7.
A fórmula =SOMA(B3:B6) será exibida na barra de fórmulas sempre que a célula B7 for
selecionada.
B3:B6 são as informações, chamadas de argumentos, que informam à função SOMA o
que deve ser adicionado. Utilizando uma referência de célula (B3:B6) em vez dos valores
nessas células, o Excel pode atualizar os resultados automaticamente se os valores forem
alterados no futuro. O caractere dois-pontos (:) em B3:B6 indica um intervalo de células na
coluna B entre as linhas 3 e 6. Os parênteses são necessários para separar o argumento
da função.
As próximas duas lições explicam referências de célula e funções com mais detalhes.
Dica O botão Soma também está na guia Fórmulas. É possível trabalhar com fórmulas a
partir de qualquer guia. É possível alternar para a guia Fórmulas quando precisar trabalhar
com fórmulas mais complexas, que são explicadas em outros cursos do treinamento.

Se você usa com freqüência comandos que não estão disponíveis como gostaria, é
possível adicioná-los facilmente à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, que está
acima da Faixa de Opções, quando você inicia o Excel 2007 pela primeira vez. Nessa barra
de ferramentas, os comandos estão sempre visíveis e ao alcance da mão.
Por exemplo, se você usa o AutoFiltro todos os dias e não deseja ter de clicar na guia
Dados para acessar o comando Filtrar todas as vezes, é possível adicionar Filtrar à Barra
de Ferramentas de Acesso Rápido.
Para isso, clique com o botão direito do mouse em Filtrar na guia Dados e, em seguida,
clique em Adicionar à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.
Para remover um botão dessa barra de ferramentas, clique com o botão direito do mouse
na barra de ferramentas e clique em Remover da Barra de Ferramentas de Acesso
Rápido.
Clique em Executar para ver o processo de adicionar um botão à barra de ferramentas e,
em seguida, remover um botão da barra de ferramentas.


Às vezes, é mais fácil copiar fórmulas do que criar novas fórmulas. Neste exemplo, veja
como copiar a fórmula criada para obter o total de janeiro e utilizá-la para somar as
despesas do mês de fevereiro.
Primeiramente, selecione a célula B7, que contém a fórmula de janeiro. Posicione o
ponteiro do mouse sobre o canto inferior direito da célula até que uma cruz preta (+) seja
exibida. Em seguida, arraste a alça de preenchimento sobre a célula C7. Quando
a alça de preenchimento for solta, o total do mês de fevereiro (126,93) aparecerá na célula
C7. A fórmula =SOMA(C3:C6) ficará visível na barra de fórmulas, próxima à parte superior
da planilha, sempre que você clicar na célula C7.
Depois que a fórmula é copiada, o botão Opções de AutoPreenchimento é exibido
para fornecer algumas opções de formatação. Nesse caso, não é necessário executar
nenhuma ação com as opções do botão. Esse botão desaparecerá da próxima vez em que
for criada uma entrada em qualquer célula.
Observação É possível arrastar a alça de preenchimento para copiar fórmulas apenas
em células contíguas, no sentido horizontal ou vertical.


Se você usa mais o teclado do que o mouse, deseja saber sobre atalhos de teclado no
Excel 2007.
O design da Faixa de Opções vem com novos atalhos. Por quê? Porque essa alteração
traz duas grandes vantagens em relação a versões anteriores:
Atalhos para cada botão na Faixa de Opções.
Atalhos que geralmente exigem poucas teclas.
Usando as novas teclas
Os novos atalhos também têm um novo nome: Dicas de Tecla. Você pressiona ALT para
fazer com que as Dicas de Tecla apareçam.
Você verá Dicas de Tecla para todas as guias da Faixa de Opções, todos os comandos
nas guias, a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e o Botão Microsoft Office.
Pressione a tecla da guia que deseja exibir. Isso faz com que todas as identificações de
Dica de Tecla dos botões dessa guia apareçam. Em seguida, pressione a tecla do botão
desejado.
E quanto aos antigos atalhos de teclado? Os antigos atalhos de teclado que começam
com CTRL ainda funcionam e você pode usá-los como sempre fez. Por exemplo, o atalho
CTRL+C ainda copia um elemento para a área de transferência e o atalho CTRL+V ainda
cola um elemento da área de transferência.
Para saber mais, consulte o cartão de referência rápida ao fim desta lição.










Nenhum comentário:

Postar um comentário