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terça-feira, 5 de junho de 2012

Dicas de Tecla


Use o teclado no 2007 Office system
Muitos dos programas no 2007 Microsoft Office system têm uma aparência totalmente nova. A maioria dos menus e das barras de ferramentas não existe mais e, juntamente com a nova aparência, foram criadas maneiras novas e mais fáceis de usar o teclado.




  • Três lições individuais e duas sessões práticas com exercícios.
  • Um pequeno teste no fim de cada lição. Os testes não são avaliados.
  • Um Cartão de Referência Rápida que você pode levar do curso.
Metas
Após concluir este curso você poderá:
  • Realizar tarefas usando teclas de atalho seqüenciais, conhecidas como Dicas de Tecla, mostradas na Faixa de Opções.
  • Navegar na Faixa de Opções usando a tecla TAB e teclas de seta.
  • Realizar tarefas usando combinações de teclas — teclas pressionadas ao mesmo tempo — exatamente como fazia em versões anteriores do Office.

As pessoas usam atalhos de teclado por diversas razões. Algumas gostam de usá-los para economizar tempo ou apenas porque acham mais fácil. Outras não usam o mouse por motivos físicos; portanto, a execução de comandos por meio do teclado é essencial. Sejam quais forem suas razões, não importando se você é experiente ou iniciante com o teclado, este curso o ajudará a aprender a trabalhar com o sistema Office 2007 usando apenas o teclado.
Se você for um usuário de teclado experiente, ficará satisfeito em saber que há vários aprimoramentos de teclado no Office versão 2007.
Para obter mais informações sobre este curso, leia a visão geral no centro desta página ou o sumário na coluna esquerda. Em seguida, clique em Próxima para iniciar a primeira lição.

Você pode usar o teclado de maneira ainda mais eficiente na versão do Office 2007.

O Office versão 2007 foi criado para ajudá-lo a trabalhar com maior rapidez e facilidade. Nos programas do sistema Office 2007, como Word 2007, Excel 2007, PowerPoint 2007, Access 2007 e partes do Outlook 2007, um recurso importante do novo design é a Faixa de Opções, que é executada na parte superior da janela de programa e substitui menus e barras de ferramentas. Com a extinção de menus e barras de ferramentas, surgem novas maneiras de realizar tarefas  — incluindo novos atalhos de teclado.
Por que mudar? Extensivas pesquisas foram realizadas para descobrir como as pessoas usam o Microsoft Office e como elas gostariam que ele funcionasse. A nova aparência é o resultado de toda essa pesquisa. Agora, comandos e recursos estão agrupados para refletir a forma como são usados. Portanto, você terá de fazer menos pesquisas durante seu trabalho.
Observação     Em todos os programas que não usam a Faixa de Opções no Office versão 2007, os atalhos de teclado funcionam exatamente como de costume.
Para continuar a leitura desta lição sozinho, clique em Próxima.

A guia Início, o grupo Fonte e o comando Tamanho da Fonte
A Faixa de Opções no Word. Cada programa tem uma Faixa de Opções diferente, mas os seus elementos são os mesmos: guias, grupos e comandos.

Existem três elementos principais na Faixa de Opções:
Texto explicativo 1 As guias situam-se na parte superior da Faixa de Opções. Cada uma delas representa uma área de atividade.
Texto explicativo 2 Os grupos são conjuntos de comandos relacionados exibidos juntos nas guias. Os grupos reúnem todos os comandos de que você provavelmente precisará para um tipo de tarefa.
Texto explicativo 3 Os comandos são organizados em grupos. Um comando pode ser um botão, um menu ou uma caixa na qual você digita informações.
A Faixa de Opções se adaptará de acordo com o que você está fazendo, para mostrar os comandos de que provavelmente precisará para a tarefa em questão. Por exemplo, se você estiver trabalhando com um gráfico no Excel, a Faixa de Opções mostrará os comandos de que você precisa para trabalhar com gráficos. De outro modo, esses comandos não serão visíveis.
A Faixa de Opções mostra o Botão Microsoft Office e a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
Dois outros recursos que tornam os programas baseados na Faixa de Opções fáceis de usar são o Botão Microsoft Office e a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

Os novos programas baseados na Faixa de Opções incluem dois recursos adicionais que ajudarão você a realizar seu trabalho de maneira rápida e fácil.
Texto explicativo 1 O Botão Microsoft Office substituiu o menu Arquivo e é onde você encontrará os mesmos comandos básicos que antes para abrir, salvar e imprimir seus documentos — bem como para configurar opções de programa, editar propriedades de arquivos, entre outros.
Texto explicativo 2 A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido está situada acima da Faixa de Opções e contém os comandos que você deseja ter sempre à mão. Por padrão, a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido contém os comandos Salvar, Desfazer e Repetir (ouRefazer), mas você pode personalizá-la com os comandos que desejar.


Dois tipos de atalhos de teclado
Há duas maneiras de usar o teclado. Por exemplo, para aplicar negrito no texto você pode usar:
Texto explicativo 1 Teclas para acessar as guias e os comandos na tela.
Texto explicativo 2 Uma combinação de teclas direta não relacionada à Faixa de Opções.

Muitas pessoas pensam que qualquer seqüência ou combinação de teclas capaz de realizar uma ação é um atalho de teclado e, geralmente, essa definição é adequada. No entanto, para este curso, vamos ser um pouco mais precisos na definição de um atalho de teclado. É importante determinar a diferença, pois os diversos tipos funcionam de formas distintas.
Há dois tipos básicos de atalhos de teclado e abordamos ambos neste curso.

TECLAS DE ACESSO

As teclas de acesso permitem acesso à Faixa de Opções. Elas estão relacionadas diretamente com as guias, os comandos e os outros itens exibidos na tela. Para usar as teclas de acesso, basta pressionar a tecla ALT, seguida de outra tecla ou de uma seqüência de outras teclas.
Cada comando da Faixa de Opções, do menu Botão Microsoft Office e da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido tem uma tecla de acesso, e a cada uma delas é atribuída uma Dica de Tecla. Se você está familiarizado com o antigo sistema de letras sublinhadas ou de itens de menu, considere as Dicas de Tecla como a nova versão desses recursos. Você obterá mais informações sobre essas dicas posteriormente.

COMBINAÇÕES DE TECLAS

As combinações de teclas executam comandos específicos. Elas não se relacionam com a Faixa de Opções, nem com outros itens exibidos na tela. É necessário pressionar as teclas juntas para desencadear a ação e, na maioria das vezes, mas nem sempre, essas combinações consistem em pressionar a tecla CTRL com outras teclas (por exemplo, CTRL+C para copiar).
As combinações de teclas não mudaram muito na versão 2007 do Office e funcionarão da mesma maneira que antes.
O Cartão de Referência Rápida, no final deste curso, contém links para tópicos da Ajuda, onde você encontrará informações sobre todos os tipos de atalhos de teclado e listas de combinações de teclas.
Conclua os testes a seguir para ter certeza de que compreendeu o material. Suas respostas são confidenciais e os resultados do teste não são avaliados.

As três partes principais da Faixa de Opções são:
Guias, grupos e comandos
O Botão do Microsoft Office, guias e teclas de acesso.
Menus, barras de ferramentas e comandos.
Onde você deve procurar os itens que costumavam estar no menu Arquivo?
Na guia Início.
No menu Botão do Microsoft Office.
Não há equivalentes; eles estão espalhados pela Faixa de Opções.
Quais destes são os dois tipos básicos de atalho de teclado?
Teclas de navegação e Dicas de Tecla.
Atalhos e Dicas de Tecla.
As teclas de combinação que iniciam um comando e as teclas de acesso usadas para navegar pelos itens na tela.
Teclas de combinação que iniciam um comando e Dicas de Tecla.
Quais programas do Office versão 2007 possuem a Faixa de Opções?
Todos.
Word e Excel.
Word, PowerPoint, Excel, Access e partes do Outlook.

Ao pressionar a tecla ALT, você vê pequenos rótulos ou identificações que mostram as Dicas de Tecla de todas as guias. Depois que você pressiona uma tecla para ativar determinada guia, são exibidas as identificações que mostram as Dicas de Tecla dos comandos dessa guia. Em outras palavras, você vê apenas uma camada de identificações de Dica de Tecla de cada vez; para ver mais do que isso, você deverá escolher uma opção.
As Dicas de Tecla são uma ótima maneira de usar atalhos de teclado, pois você tem um lembrete constante na tela sobre as teclas que devem ser pressionadas. Não é necessário memorizá-las.
Se você usar um leitor de tela     As Dicas de Tecla devem estar disponíveis no leitor de tela por meio de uma tecnologia chamada MSAA (Microsoft Active Accessibility).
Guias e grupos da Faixa de Opções com suas identificações de Dica de Tecla
Fig. 1  Na guia Inserir, a Dica de Tecla M é atribuída a SmartArt.
Fig. 2  Na guia Layout de Página, a Dica de Tecla M é atribuída a Margens.

Embora a abordagem em camadas das Dicas de Tecla signifique que cada comando em um programa tem uma seqüência exclusiva de Dicas de Tecla, também significa que há várias duplicatas quando as Dicas de Tecla são comparadas nas guias. Portanto, M tem uma função em uma guia e outra em uma guia diferente. Por exemplo, no Word, M é a Dica de Tecla para Margens na guia Layout de Página, mas para SmartArt na guia Inserir.
Lembre-se de que você só vê as identificações de Dica de Tecla na guia ativa — a guia que você está usando; é necessário ir até outra guia para ver Dicas de Tecla relativas a ela. Se, por acaso, forem exibidas as Dicas de Tecla da guia errada, basta pressionar ESC para ver novamente as identificações de Dicas de Tecla das guias.
Observação     Se for aberta uma caixa de diálogo que use uma letra em um atalho igual a uma Dica de Tecla da Faixa de Opções, a caixa de diálogo terá precedência.
Embora você possa executar ações na Faixa de Opções usando as teclas para percorrê-la (como verá nas próximas seções), as Dicas de Tecla consistem em uma maneira mais rápida de acessar e executar comandos.

A Faixa de Opções com teclas mostrando para onde o foco se move quando você usa as teclas de seta
Depois que o foco estiver na Faixa de Opções, você poderá percorrê-la usando as teclas de direção.

Além das Dicas de Tecla, há outra maneira de usar pressionamentos de tecla em seqüência para percorrer a Faixa de Opções. Primeiro, você deve pressionar a tecla ALT, como faria nas Dicas de Tecla, para mover o foco do documento para a Faixa de Opções. Em seguida, movimente-se usando as teclas de direção.
  • As teclas de SETA PARA A ESQUERDA e SETA PARA A DIREITA mudam o foco para as guias adjacentes.
  • A tecla de SETA PARA CIMA move o foco para a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. (Nesse local, use a tecla de SETA PARA A ESQUERDA a fim de ir para o Botão Microsoft Office.)
  • A tecla de SETA PARA BAIXO move o foco para a guia ativa, na qual você pode se movimentar usando outras teclas de direção.
O aperfeiçoamento mais importante em relação às versões anteriores do Microsoft Office, no que se refere à movimentação na tela com as teclas de direção, é que você pode usá-las para se mover tanto no sentido vertical como no horizontal.
Na sessão prática, você verá exatamente como pode se movimentar pela Faixa de Opções. A navegação é uma ótima maneira de conhecer a Faixa de Opções.
Dica     Depois que você começar a se movimentar pela Faixa de Opções, as identificações de Dica de Tecla desaparecerão. Para exibi-las novamente, pressione ALT duas vezes.
A guia ativa na Faixa de Opções, com setas mostrando como o foco se move quando você pressiona a tecla TAB
A tecla TAB percorre todos os comandos em um grupo da guia antes de passar para o próximo grupo.

Você também pode navegar pela Faixa de Opções usando a tecla TAB. Depois que você pressionar ALT para mover o foco para a Faixa de Opções e pressionar a tecla TAB, todos os comandos serão percorridos na guia ativa, grupo a grupo.
Após passar pelo último grupo de comandos da guia, a tecla TAB move o foco para o botãoAjuda, para o Botão Microsoft Office e para a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, depois retornando ao primeiro grupo da guia.
Pressione SHIFT+TAB para percorrer os comandos na direção oposta.
Quando o foco estiver no comando desejado, pressione ENTER para selecioná-lo.
O ciclo da tecla F6 no Word e no Outlook
Fig. 1  Se você pressionar F6 no Outlook, o foco será alternado entre a lista de pastas, a pasta ativa, o painel de visualização e a Barra Tarefas Pendentes.
Fig. 2  Se você pressionar F6 no Word, o foco será alternado entre o documento aberto, os painéis de tarefas abertos, a barra de status na parte inferior da janela e a Faixa de Opções.

Você pode percorrer diversas áreas da janela do programa pressionando F6. No Outlook, por exemplo, no modo de exibição de Email, o foco alterna entre a lista de pastas, a pasta aberta, o painel de visualização e a Barra de Tarefas Pendentes. A figura acima ilustra esse movimento na janela do Outlook.
Nos programas com a Faixa de Opções, a tecla F6 alterna entre todas as áreas da janela, incluindo os painéis abertos, a barra de status na parte inferior da janela, em que se encontram os controles de Exibição, e a Faixa de Opções. Por exemplo, se você quiser ampliar seu documento:
1.     Pressione F6 até que o foco esteja na barra de status.
2.     Pressione a tecla TAB ou a tecla de SETA PARA A DIREITA para mover até o comando + (adição).
3.     Pressione ENTER.
Observação     Se você usar F6 para acessar a Faixa de Opções, as Dicas de Tecla serão exibidas como se você tivesse pressionado ALT. A vantagem da tecla ALT é ser mais rápida — não é necessário percorrer várias outras áreas antes de ir para a Faixa de Opções.

O menu do Botão Microsoft Office
Você pode escolher um arquivo na lista de arquivos recém-usados, pressionando o número à esquerda do nome do arquivo.

Você aprendeu um pouco sobre o Botão Microsoft OfficeImagem do botão na primeira lição. Esse novo botão está na parte superior esquerda da janela (onde estava o menu Arquivo), e você pode acessá-lo usando as Dicas de Tecla, a tecla TAB ou as teclas de direção. Há identificações de Dica de Tecla (e também letras sublinhadas) no menu para mostrar as letras que devem ser pressionadas para usar um comando, exatamente como ocorria nos menus das versões anteriores do Office.
Veja uma breve lista das outras teclas necessárias para a sua movimentação. Não se preocupe em memorizar todas elas agora. Você usará algumas na sessão prática e todas elas estão incluídas no Cartão de Referência Rápida:
  • Use a tecla TAB e as teclas de direção para navegar pela caixa de diálogo.
  • Ative um comando pressionando ENTER. Em alguns casos, é aberta uma galeria ou um menu para que você possa escolher o comando desejado e ativá-lo pressionando ENTER novamente. Para alguns comandos, como a caixa Fonte, se pressionar ENTER, o foco irá para a caixa para que você possa começar a digitar, ou use as teclas de direção para rolar pelas listas. Quando terminar, pressione ENTER novamente.
  • CTRL+TAB percorre as guias em uma caixa de diálogo.
  • A BARRA DE ESPAÇOS marca e desmarca caixas de seleção.
  • SHIFT+F10 exibe o menu de atalho, que é aberto quando você clica com o botão direito do mouse em um item.
  • ESC fecha uma caixa de diálogo ou um menu de atalho aberto. Se nada for aberto, o foco sairá da Faixa de Opções e voltará para o documento principal.
  • Para fechar um painel de tarefas, primeiramente pressione CTRL+BARRA DE ESPAÇOS para abrir o menu desse painel. Em seguida, pressione C para selecionar Fechar no menu.
  • ALT+F4 (pressionadas simultaneamente) fecha a janela ativa.
  • F1 abre a janela da Ajuda.

Uma caixa de mensagem com texto sobre como usar antigas teclas de acesso do Office 2003
Ao pressionar as teclas de um atalho do Office 2003, você verá uma caixa de mensagem.

Se você for um especialista em atalhos de teclado, estiver acostumado a usar os atalhos de menu do Microsoft Office há muito tempo — aqueles que começam com ALT — e conhecer todos de cor, poderá ficar surpreso ao saber que os menus e os antigos atalhos não existem mais. Tome fôlego! Você poderá levar algum tempo para aprender o conteúdo da Faixa de Opções e os atalhos, mas depois disso, apreciará os novos recursos.
Se você ainda não estiver convencido e simplesmente desejar ter os antigos atalhos de volta, fique tranqüilo: a maioria deles ainda funciona. No entanto, você precisará decorar o atalho completo. Não há lembretes na tela sobre as teclas que devem ser pressionadas.
Veja como funciona. Na versão anterior do Office, você pressionava ALT, E para abrir o menu Editar e, em seguida, pressionava a letra sublinhada em um comando no menu. Nos programas baseados na Faixa de Opções do 2007 Office system, quando você pressiona ALT e depois uma das antigas teclas de menu, não será aberto um menu. Em vez disso, será exibida uma mensagem informando que você está usando uma tecla de acesso do Office 2003 e que deve pressionar a tecla ESC para cancelar. Se você souber a seqüência de teclas desejada, poderá simplesmente continuar e iniciar o comando. Caso contrário, faça como informado na caixa e pressione ESC para ver as identificações de Dicas de Tecla. Há um link para obter mais informações sobre isso no Cartão de Referência Rápida.

Clicando no botão Prática no Word para abrir a janela do programa Word e a janela de instruções da sessão prática
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Chega de ler sobre atalhos. É hora de praticar e ver com os seus próprios olhos como navegar na Faixa de Opções.
Esta sessão prática usa o Word, mas você pode aplicar os métodos usados em qualquer programa da Faixa de Opções. As Dicas de Tecla, no entanto, serão letras diferentes em outros programas.

Sobre a sessão de prática

Quando você clicar em Praticar no Word, um documento de prática será baixado para seu computador e aberto no Word, e uma janela separada com instruções da prática aparecerá. Observação     É preciso ter o Word 2007 instalado em seu computador.
Conclua os testes a seguir para ter certeza de que compreendeu o material. Suas respostas são confidenciais e os resultados do teste não são avaliados.

Você pode mover-se para a Faixa de Opções e iniciar comando usando as teclas ALT, TAB e ENTER.
Verdadeiro.
Falso.
Que tecla de função você usa para alternar entre as diversas áreas de um programa?
F4.
F5.
F6.
Como consigo ver as identificações que mostram as letras das Dicas de Tecla?
Pressione CTRL+S.
Pressione a tecla ALT.
Pressione a tecla CTRL.
Pressione ALT e depois S.
Qual destas afirmativas é verdadeira?
As Dicas de Tecla são ótimas porque você não precisa se lembrar das letras relevantes.
As Dicas de Tecla consistem em pressionar uma combinação de teclas simultaneamente.
Para que as Dicas de Tecla apareçam, você deve estar em uma guia.
Você precisa ter boa memória para usar atalhos de teclado.
Verdadeiro.
Falso.

Letra A sendo alterada para a fonte itálico com o atalho de teclado CTRL+I
CTRL+I altera o estilo da fonte para itálico no Word, Excel, PowerPoint e Outlook

Um atalho de combinação de teclas é um conjunto de teclas que, quando pressionadas juntas, iniciam uma ação. Essa é a maneira mais rápida de usar o teclado. É um pouco mais rápido que usar as Dicas de Tecla, mas você tem de memorizar a teclas.
A principal vantagem dos atalhos de combinações de teclas é que os mais comuns são iguais em todos os programas do Office, quer eles tenham ou não a Faixa de Opções, e eles são idênticos aos das versões anteriores do Office.
Para continuar a leitura desta lição sozinho, clique em Próxima.

Atalhos de combinação de teclas sendo executados rapidamente
Os atalhos de teclado de combinação de teclas são rápidos, e não é necessário usar a Faixa de Opções para executar ações.

A maioria dos atalhos de teclado de combinação usa a tecla CTRL. Por exemplo, CTRL+C é usado para copiar, e CTRL+V para colar. Esses são bons exemplos de atalhos que têm a mesma função na maioria dos programas do Microsoft Office.
Há algumas exceções à regra da tecla CTRL. Uma das mais importantes é ALT+S para o envio de emails no Outlook.
Você poderá ver os atalhos quando estiver usando o mouse: se um atalho estiver disponível, ele será exibido em uma Dica de Tecla quando você repousar o ponteiro do mouse sobre um comando. Você verá que, se usar os atalhos com freqüência, quase não precisará procurá-los, pois rapidamente ficará acostumado com as teclas usadas todos os dias.
Mesmo se você estiver habituado a usar o mouse, depois de conhecer alguns atalhos descobrirá a velocidade e a eficiência de usar teclas no lugar do mouse. Em vez de tirar a mão do teclado continuamente para usar o mouse, use alguns pressionamentos de teclas e, rapidamente, terá terminado a tarefa. Consulte o Cartão de Referência Rápida para obter uma lista completa dos atalhos de teclado de combinação de teclas.
Observação     No Word, é possível atribuir uma tecla de atalho para completar comandos e macros, por exemplo, para alterar a fonte do texto. Consulte a Ajuda para obter mais informações sobre esse recurso.

ATALHO
AÇÃO NO OFFICE 2003
AÇÃO NO PROGRAMA DA FAIXA DE OPÇÕES
CTRL+SHIFT+F no Word
Move o foco para lista suspensa Fonte
Abre a caixa de diálogo Fonte (se desejar a lista suspensa Fonte use, em vez disso, Dicas de Tecla: ALT, O, F)
CTRL+SHIFT+S no Word
Move o foco para lista suspensa Estilos
Move o foco para o painel de tarefas Aplicar Estilos

Existem alguns atalhos usados com pouca freqüência que não funcionam nos programas baseados na Faixa de Opções do 2007 Office system da mesma maneira como antes, mas fique tranqüilo quanto ao fato de que a maioria dos atalhos funciona exatamente da maneira como funcionava no Office 2003. A tabela acima mostra os atalhos que funcionam de maneira diferente ou que não funcionam mais.

Clicando no botão Prática no PowerPoint para abrir a janela do programa PowerPoint e a janela de instruções da sessão prática


Prepare os dedos. Agora tente trabalhar com algum texto no PowerPoint usando apenas atalhos de teclado de combinação.
Embora esta sessão prática use o PowerPoint, os atalhos de teclado de combinação usados por ele são válidos para a maioria dos programas do Office.

Sobre a sessão de prática

Quando você clicar em Praticar no PowerPoint, uma apresentação de prática será baixada para seu computador e aberta no PowerPoint, e uma janela separada com instruções da prática aparecerá. Observação     É preciso ter o PowerPoint 2007 instalado no computador.
Conclua os testes a seguir para ter certeza de que compreendeu o material. Suas respostas são confidenciais e os resultados do teste não são avaliados.

Qual destas afirmativas sobre um atalho de teclado é verdadeira?
É mais demorado.
O menu deve estar aberto.
Você precisa conhecer as teclas exatas.
A janela da Ajuda deve estar aberta.
A maioria dos atalhos de teclado usa a tecla SHIFT.
Verdadeiro.
Falso.
Todos os atalhos CTRL+ comuns funcionam nos seguintes programas:
Word.
Excel.
PowerPoint.
Todas as respostas acima.
Nenhuma das respostas acima.

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