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Metas
Após concluir este curso você
poderá:
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As pessoas usam atalhos de teclado
por diversas razões. Algumas gostam de usá-los para economizar tempo ou apenas
porque acham mais fácil. Outras não usam o mouse por motivos físicos; portanto,
a execução de comandos por meio do teclado é essencial. Sejam quais forem suas
razões, não importando se você é experiente ou iniciante com o teclado, este
curso o ajudará a aprender a trabalhar com o sistema Office 2007 usando apenas
o teclado.
Se você for um usuário de teclado
experiente, ficará satisfeito em saber que há vários aprimoramentos de teclado
no Office versão 2007.
Para obter mais informações sobre este curso, leia a visão geral no
centro desta página ou o sumário na coluna esquerda. Em seguida, clique em Próxima para iniciar a primeira lição.
Você pode usar o teclado de maneira ainda mais eficiente na versão do
Office 2007.
O Office versão 2007 foi criado para ajudá-lo a trabalhar com maior
rapidez e facilidade. Nos programas do sistema Office 2007, como Word 2007,
Excel 2007, PowerPoint 2007, Access 2007 e partes do Outlook 2007, um recurso
importante do novo design é a Faixa de Opções, que é executada
na parte superior da janela de programa e substitui menus e barras de
ferramentas. Com a extinção de menus e barras de ferramentas, surgem novas
maneiras de realizar tarefas — incluindo novos atalhos de teclado.
Por que mudar? Extensivas pesquisas foram realizadas para descobrir como
as pessoas usam o Microsoft Office e como elas gostariam que ele funcionasse. A
nova aparência é o resultado de toda essa pesquisa. Agora, comandos e recursos
estão agrupados para refletir a forma como são usados. Portanto, você terá de
fazer menos pesquisas durante seu trabalho.
Observação Em todos os programas que não usam a Faixa de
Opções no Office versão 2007, os atalhos de teclado funcionam exatamente como
de costume.
Para continuar a leitura desta lição sozinho, clique em Próxima.
A Faixa de Opções no Word. Cada programa tem uma Faixa de Opções
diferente, mas os seus elementos são os mesmos: guias, grupos e comandos.
Existem três elementos principais na Faixa de Opções:
As guias situam-se na parte superior da Faixa
de Opções. Cada uma delas representa uma área de atividade.
Os grupos são conjuntos de comandos
relacionados exibidos juntos nas guias. Os grupos reúnem todos os comandos de
que você provavelmente precisará para um tipo de tarefa.
Os comandos são organizados em
grupos. Um comando pode ser um botão, um menu ou uma caixa na qual você digita
informações.
A Faixa de Opções se adaptará de acordo com o que você está fazendo,
para mostrar os comandos de que provavelmente precisará para a tarefa em
questão. Por exemplo, se você estiver trabalhando com um gráfico no Excel, a
Faixa de Opções mostrará os comandos de que você precisa para trabalhar com
gráficos. De outro modo, esses comandos não serão visíveis.
Dois outros recursos que tornam os programas baseados na Faixa de Opções
fáceis de usar são o Botão Microsoft
Office e a Barra de
Ferramentas de Acesso Rápido.
Os novos programas baseados na Faixa de Opções incluem dois recursos
adicionais que ajudarão você a realizar seu trabalho de maneira rápida e fácil.
O Botão Microsoft Office substituiu o menu Arquivo e é onde você encontrará os mesmos
comandos básicos que antes para abrir, salvar e imprimir seus documentos — bem como para configurar opções de programa,
editar propriedades de arquivos, entre outros.
A Barra de Ferramentas de Acesso Rápido está situada acima
da Faixa de Opções e contém os comandos que você deseja ter sempre à mão. Por
padrão, a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido contém os comandos Salvar, Desfazer e Repetir (ouRefazer), mas você pode personalizá-la com os comandos que
desejar.
Há duas
maneiras de usar o teclado. Por exemplo, para aplicar negrito no texto você
pode usar:
Teclas
para acessar as guias e os comandos na tela.
Uma combinação de teclas direta não relacionada à Faixa de
Opções.
Muitas pessoas pensam que
qualquer seqüência ou combinação de teclas capaz de realizar uma ação é um
atalho de teclado e, geralmente, essa definição é adequada. No entanto, para
este curso, vamos ser um pouco mais precisos na definição de um atalho de
teclado. É importante determinar a diferença, pois os diversos tipos funcionam
de formas distintas.
Há dois tipos básicos de
atalhos de teclado e abordamos ambos neste curso.
TECLAS DE ACESSO
As teclas de acesso permitem
acesso à Faixa de Opções. Elas estão relacionadas diretamente com as guias, os
comandos e os outros itens exibidos na tela. Para usar as teclas de acesso,
basta pressionar a tecla ALT, seguida de outra tecla ou de uma seqüência de
outras teclas.
Cada comando da Faixa de
Opções, do menu Botão
Microsoft Office e da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido tem uma tecla de acesso, e a cada uma delas
é atribuída uma Dica de
Tecla. Se você está familiarizado com o antigo sistema de letras
sublinhadas ou de itens de menu, considere as Dicas de Tecla como a nova versão
desses recursos. Você obterá mais informações sobre essas dicas posteriormente.
COMBINAÇÕES DE TECLAS
As combinações de teclas
executam comandos específicos. Elas não se relacionam com a Faixa de Opções,
nem com outros itens exibidos na tela. É necessário pressionar as teclas juntas
para desencadear a ação e, na maioria das vezes, mas nem sempre, essas
combinações consistem em pressionar a tecla CTRL com outras teclas (por exemplo,
CTRL+C para copiar).
As combinações de teclas não
mudaram muito na versão 2007 do Office e funcionarão da mesma maneira que
antes.
O Cartão de Referência Rápida,
no final deste curso, contém links para tópicos da Ajuda, onde você encontrará
informações sobre todos os tipos de atalhos de teclado e listas de combinações
de teclas.
Conclua os testes a seguir para ter certeza de que compreendeu o
material. Suas respostas são confidenciais e os resultados do teste não são
avaliados.
As três
partes principais da Faixa de Opções são:
Guias,
grupos e comandos
O Botão do Microsoft Office,
guias e teclas de acesso.
Menus,
barras de ferramentas e comandos.
Onde
você deve procurar os itens que costumavam estar no menu Arquivo?
Na
guia Início.
No
menu Botão do Microsoft Office.
Não
há equivalentes; eles estão espalhados pela Faixa de Opções.
Quais
destes são os dois tipos básicos de atalho de teclado?
Teclas
de navegação e Dicas de Tecla.
Atalhos
e Dicas de Tecla.
As
teclas de combinação que iniciam um comando e as teclas de acesso usadas para
navegar pelos itens na tela.
Teclas
de combinação que iniciam um comando e Dicas de Tecla.
Quais
programas do Office versão 2007 possuem a Faixa de Opções?
Todos.
Word e Excel.
Word, PowerPoint, Excel, Access e partes do Outlook.
Ao pressionar a tecla ALT, você
vê pequenos rótulos ou identificações que mostram as Dicas de Tecla de todas as
guias. Depois que você pressiona uma tecla para ativar determinada guia, são
exibidas as identificações que mostram as Dicas de Tecla dos comandos dessa
guia. Em outras palavras, você vê apenas uma camada de identificações de Dica
de Tecla de cada vez; para ver mais do que isso, você deverá escolher uma
opção.
As Dicas de Tecla são uma ótima
maneira de usar atalhos de teclado, pois você tem um lembrete constante na tela
sobre as teclas que devem ser pressionadas. Não é necessário memorizá-las.
Se você usar um leitor de tela
As Dicas de Tecla devem estar disponíveis no leitor de tela por meio de uma
tecnologia chamada MSAA (Microsoft Active Accessibility).
Fig. 1 Na guia Inserir, a Dica de Tecla M
é atribuída a SmartArt.
Fig. 2 Na guia Layout de Página, a Dica de Tecla M
é atribuída a Margens.
Embora a abordagem em camadas das Dicas de Tecla signifique que cada
comando em um programa tem uma seqüência exclusiva de Dicas de Tecla, também
significa que há várias duplicatas quando as Dicas de Tecla são comparadas nas
guias. Portanto, M tem uma função em uma guia e outra em uma guia diferente.
Por exemplo, no Word, M é a Dica de Tecla para Margens na guia Layout de Página, mas para SmartArt na guia Inserir.
Lembre-se de que você só vê as identificações de Dica de Tecla na guia
ativa — a guia que você está usando; é necessário ir até outra guia para
ver Dicas de Tecla relativas a ela. Se, por acaso, forem exibidas as Dicas de
Tecla da guia errada, basta pressionar ESC para ver novamente as identificações
de Dicas de Tecla das guias.
Observação Se for aberta uma caixa de diálogo que use uma
letra em um atalho igual a uma Dica de Tecla da Faixa de Opções, a caixa de
diálogo terá precedência.
Embora você possa executar ações na Faixa de Opções usando as teclas
para percorrê-la (como verá nas próximas seções), as Dicas de Tecla consistem
em uma maneira mais rápida de acessar e executar comandos.
Depois que o foco estiver na Faixa de Opções, você poderá percorrê-la
usando as teclas de direção.
Além das Dicas de Tecla, há outra maneira de usar pressionamentos de
tecla em seqüência para percorrer a Faixa de Opções. Primeiro, você deve
pressionar a tecla ALT, como faria nas Dicas de Tecla, para mover o foco do
documento para a Faixa de Opções. Em seguida, movimente-se usando as teclas de
direção.
- As teclas de SETA PARA A ESQUERDA e SETA PARA
A DIREITA mudam o foco para as guias adjacentes.
- A tecla de SETA PARA CIMA move o foco para a Barra de Ferramentas de
Acesso Rápido.
(Nesse local, use a tecla de SETA PARA A ESQUERDA a fim de ir para o Botão Microsoft Office.)
- A tecla de SETA PARA BAIXO move o foco para a
guia ativa, na qual você pode se movimentar usando outras teclas de
direção.
O aperfeiçoamento mais importante em relação às versões anteriores do
Microsoft Office, no que se refere à movimentação na tela com as teclas de
direção, é que você pode usá-las para se mover tanto no sentido vertical como
no horizontal.
Na sessão prática, você verá exatamente como pode se movimentar pela
Faixa de Opções. A navegação é uma ótima maneira de conhecer a Faixa de Opções.
Dica Depois que você começar a se movimentar pela
Faixa de Opções, as identificações de Dica de Tecla desaparecerão. Para
exibi-las novamente, pressione ALT duas vezes.
A tecla TAB percorre todos os comandos em um grupo da guia antes de
passar para o próximo grupo.
Você também pode navegar pela Faixa de Opções usando a tecla TAB. Depois
que você pressionar ALT para mover o foco para a Faixa de Opções e pressionar a
tecla TAB, todos os comandos serão percorridos na guia ativa, grupo a grupo.
Após passar pelo último grupo de comandos da guia, a tecla TAB move o
foco para o botãoAjuda, para o Botão Microsoft
Office e para a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, depois retornando ao primeiro grupo
da guia.
Pressione SHIFT+TAB para percorrer os comandos na direção oposta.
Quando o foco estiver no comando desejado, pressione ENTER para
selecioná-lo.
Fig. 1 Se você pressionar F6 no Outlook, o foco será alternado
entre a lista de pastas, a pasta ativa, o painel de visualização e a Barra Tarefas Pendentes.
Fig. 2 Se você pressionar F6 no Word, o foco será alternado entre o
documento aberto, os painéis de tarefas abertos, a barra de status na parte
inferior da janela e a Faixa de Opções.
Você pode percorrer diversas áreas da janela do programa pressionando
F6. No Outlook, por exemplo, no modo de exibição de Email, o foco alterna entre
a lista de pastas, a pasta aberta, o painel de visualização e a Barra de Tarefas Pendentes. A figura acima ilustra esse
movimento na janela do Outlook.
Nos programas com a Faixa de Opções, a tecla F6 alterna entre todas as
áreas da janela, incluindo os painéis abertos, a barra de status na parte
inferior da janela, em que se encontram os controles de Exibição, e a Faixa de Opções. Por exemplo, se você quiser ampliar seu
documento:
1. Pressione F6 até
que o foco esteja na barra de status.
2. Pressione a tecla
TAB ou a tecla de SETA PARA A DIREITA para mover até o comando + (adição).
3. Pressione ENTER.
Observação Se você usar F6 para acessar a Faixa de Opções,
as Dicas de Tecla serão exibidas como se você tivesse pressionado ALT. A
vantagem da tecla ALT é ser mais rápida — não é necessário percorrer
várias outras áreas antes de ir para a Faixa de Opções.
Você pode escolher um arquivo na lista de arquivos recém-usados,
pressionando o número à esquerda do nome do arquivo.
Você aprendeu um pouco sobre o Botão Microsoft
Office na primeira lição. Esse novo botão está na parte superior esquerda da
janela (onde estava o menu Arquivo), e você pode
acessá-lo usando as Dicas de Tecla, a tecla TAB ou as teclas de direção. Há
identificações de Dica de Tecla (e também letras sublinhadas) no menu para
mostrar as letras que devem ser pressionadas para usar um comando, exatamente
como ocorria nos menus das versões anteriores do Office.
Veja uma breve lista das outras teclas necessárias para a sua
movimentação. Não se preocupe em memorizar todas elas agora. Você usará algumas
na sessão prática e todas elas estão incluídas no Cartão de Referência Rápida:
- Use a tecla TAB e as teclas de direção para
navegar pela caixa de diálogo.
- Ative um comando pressionando ENTER. Em alguns
casos, é aberta uma galeria ou um menu para que você possa escolher o
comando desejado e ativá-lo pressionando ENTER novamente. Para alguns
comandos, como a caixa Fonte, se pressionar ENTER, o foco irá para a caixa
para que você possa começar a digitar, ou use as teclas de direção para
rolar pelas listas. Quando terminar, pressione ENTER novamente.
- CTRL+TAB percorre as guias em uma caixa de
diálogo.
- A BARRA DE ESPAÇOS marca e desmarca caixas de
seleção.
- SHIFT+F10 exibe o menu de atalho, que é aberto
quando você clica com o botão direito do mouse em um item.
- ESC fecha uma caixa de diálogo ou um menu de
atalho aberto. Se nada for aberto, o foco sairá da Faixa de Opções e
voltará para o documento principal.
- Para fechar um painel de tarefas,
primeiramente pressione CTRL+BARRA DE ESPAÇOS para abrir o menu desse
painel. Em seguida, pressione C para selecionar Fechar no menu.
- ALT+F4 (pressionadas simultaneamente) fecha a
janela ativa.
- F1 abre a janela da Ajuda.
Ao pressionar as teclas de um atalho do Office 2003, você verá uma caixa
de mensagem.
Se você for um especialista em atalhos de teclado, estiver acostumado a
usar os atalhos de menu do Microsoft Office há muito tempo — aqueles que
começam com ALT — e conhecer todos de cor, poderá ficar surpreso ao saber
que os menus e os antigos atalhos não existem mais. Tome fôlego! Você poderá
levar algum tempo para aprender o conteúdo da Faixa de Opções e os atalhos, mas
depois disso, apreciará os novos recursos.
Se você ainda não estiver convencido e simplesmente desejar ter os
antigos atalhos de volta, fique tranqüilo: a maioria deles ainda funciona. No
entanto, você precisará decorar o atalho completo. Não há lembretes na tela
sobre as teclas que devem ser pressionadas.
Veja como funciona. Na versão anterior do Office, você pressionava ALT,
E para abrir o menu Editar e, em seguida, pressionava a letra sublinhada em um comando no menu. Nos
programas baseados na Faixa de Opções do 2007 Office system, quando você pressiona
ALT e depois uma das antigas teclas de menu, não será aberto um menu. Em vez
disso, será exibida uma mensagem informando que você está usando uma tecla de
acesso do Office 2003 e que deve pressionar a tecla ESC para cancelar. Se você
souber a seqüência de teclas desejada, poderá simplesmente continuar e iniciar
o comando. Caso contrário, faça como informado na caixa e pressione ESC para
ver as identificações de Dicas de Tecla. Há um link para obter mais informações
sobre isso no Cartão de Referência Rápida.
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Chega de ler sobre atalhos. É
hora de praticar e ver com os seus próprios olhos como navegar na Faixa de
Opções.
Esta sessão prática usa o Word,
mas você pode aplicar os métodos usados em qualquer programa da Faixa de
Opções. As Dicas de Tecla, no entanto, serão letras diferentes em outros
programas.
Sobre a
sessão de prática
Quando
você clicar em Praticar no
Word, um documento de prática será baixado para seu computador e aberto no
Word, e uma janela separada com instruções da prática aparecerá. Observação
É preciso ter o Word 2007 instalado em seu computador.
Conclua os testes a seguir para ter certeza de que compreendeu o
material. Suas respostas são confidenciais e os resultados do teste não são
avaliados.
Você
pode mover-se para a Faixa de Opções e iniciar comando usando as teclas ALT,
TAB e ENTER.
Verdadeiro.
Falso.
Que
tecla de função você usa para alternar entre as diversas áreas de um programa?
F4.
F5.
F6.
Como
consigo ver as identificações que mostram as letras das Dicas de Tecla?
Pressione
CTRL+S.
Pressione
a tecla ALT.
Pressione
a tecla CTRL.
Pressione
ALT e depois S.
Qual
destas afirmativas é verdadeira?
As
Dicas de Tecla são ótimas porque você não precisa se lembrar das letras
relevantes.
As
Dicas de Tecla consistem em pressionar uma combinação de teclas
simultaneamente.
Para
que as Dicas de Tecla apareçam, você deve estar em uma guia.
Você
precisa ter boa memória para usar atalhos de teclado.
Verdadeiro.
Falso.
CTRL+I altera o estilo da fonte para itálico no Word, Excel, PowerPoint
e Outlook
Um atalho de combinação de teclas é um conjunto de teclas que, quando
pressionadas juntas, iniciam uma ação. Essa é a maneira mais rápida de usar o
teclado. É um pouco mais rápido que usar as Dicas de Tecla, mas você tem de
memorizar a teclas.
A principal vantagem dos atalhos de combinações de teclas é que os mais
comuns são iguais em todos os programas do Office, quer eles tenham ou não a
Faixa de Opções, e eles são idênticos aos das versões anteriores do Office.
Para continuar a leitura desta lição sozinho, clique em Próxima.
Os atalhos de teclado de combinação de teclas são rápidos, e não é
necessário usar a Faixa de Opções para executar ações.
A maioria dos atalhos de teclado de combinação usa a tecla CTRL. Por
exemplo, CTRL+C é usado para copiar, e CTRL+V para colar. Esses são bons
exemplos de atalhos que têm a mesma função na maioria dos programas do
Microsoft Office.
Há algumas exceções à regra da tecla CTRL. Uma das mais importantes é
ALT+S para o envio de emails no Outlook.
Você poderá ver os atalhos quando estiver usando o mouse: se um atalho
estiver disponível, ele será exibido em uma Dica de Tecla quando você repousar
o ponteiro do mouse sobre um comando. Você verá que, se usar os atalhos com
freqüência, quase não precisará procurá-los, pois rapidamente ficará acostumado
com as teclas usadas todos os dias.
Mesmo se você estiver habituado a usar o mouse, depois de conhecer
alguns atalhos descobrirá a velocidade e a eficiência de usar teclas no lugar
do mouse. Em vez de tirar a mão do teclado continuamente para usar o mouse, use
alguns pressionamentos de teclas e, rapidamente, terá terminado a tarefa.
Consulte o Cartão de Referência Rápida para obter uma lista completa dos
atalhos de teclado de combinação de teclas.
Observação No Word, é possível atribuir uma tecla de
atalho para completar comandos e macros, por exemplo, para alterar a fonte do
texto. Consulte a Ajuda para obter mais informações sobre esse recurso.
ATALHO
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AÇÃO NO
OFFICE 2003
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AÇÃO NO
PROGRAMA DA FAIXA DE OPÇÕES
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CTRL+SHIFT+F no Word
|
Move o foco para lista
suspensa Fonte
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Abre a caixa de diálogo Fonte (se
desejar a lista suspensa Fonte use, em vez disso, Dicas de
Tecla: ALT, O, F)
|
CTRL+SHIFT+S no Word
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Move o foco para lista
suspensa Estilos
|
Move o foco para o painel de
tarefas Aplicar Estilos
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Existem alguns atalhos usados com pouca freqüência que não funcionam nos
programas baseados na Faixa de Opções do 2007 Office system da mesma maneira
como antes, mas fique tranqüilo quanto ao fato de que a maioria dos atalhos
funciona exatamente da maneira como funcionava no Office 2003. A tabela acima
mostra os atalhos que funcionam de maneira diferente ou que não funcionam mais.
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Prepare os dedos. Agora tente
trabalhar com algum texto no PowerPoint usando apenas atalhos de teclado de
combinação.
Embora esta sessão prática use
o PowerPoint, os atalhos de teclado de combinação usados por ele são válidos
para a maioria dos programas do Office.
Sobre a
sessão de prática
Quando
você clicar em Praticar no
PowerPoint, uma apresentação de prática será baixada para seu computador e
aberta no PowerPoint, e uma janela separada com instruções da prática
aparecerá. Observação
É preciso ter o PowerPoint 2007 instalado no computador.
Conclua os testes a seguir para ter certeza de que compreendeu o
material. Suas respostas são confidenciais e os resultados do teste não são
avaliados.
Qual
destas afirmativas sobre um atalho de teclado é verdadeira?
É
mais demorado.
O
menu deve estar aberto.
Você
precisa conhecer as teclas exatas.
A
janela da Ajuda deve estar aberta.
A
maioria dos atalhos de teclado usa a tecla SHIFT.
Verdadeiro.
Falso.
Todos os
atalhos CTRL+ comuns funcionam nos seguintes programas:
Word.
Excel.
PowerPoint.
Todas
as respostas acima.
Nenhuma
das respostas acima.
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