Translate

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Agricultura pecuária e sistemas agrários


Agricultura pecuária e sistemas agrários

O setor que tem a grande responsabilidade de fornecer alimentos para a humanidade é a agricultura. A fome é um dos grandes problemas que ameaça o mundo no século XXI.  A má distribuição da produção de alimentos causa o agravamento da questão da fomes e da desnutrição.
A atividade agrária no mundo globalizado.

A atividade agrária passou por grandes transformações desde a pré-história. Passou do estágio da coleta e caça chegando ao plantio ao final do período neolítico (8000 – 5000 a.C), desenvolvendo-se inicialmente as margens do rio Nilo (Egito), Ganges (Índia), Tigre e Eufrates(Mesopotâmia) e Yang-tse-kiang (China).
Com a agricultura, começa a transformação do espaço natural em espaço geográfico. A agricultura é praticada de modo diferenciado de acordo ao lugar e a época. Com o progresso e a descoberta de técnicas modernas, áreas inóspitas puderam ser aproveitadas, como por exemplo, áreas desérticas, em Israel e na Califórnia apresentam excelentes resultados neste setor.
Grandes mudanças aconteceram no campo com a revolução industrial (século XVIII) e a consequente revolução urbana, que foi causa do êxodo rural. Isso influenciou as mudanças radicais que aconteceram nas relações entre o campo e a cidade, nas ultimas décadas.
A agricultura tronou-se uma atividade subordinada à atividade industrial e à cidade. A agroindústria e o agrobusiness, ou agronegócio, estão chegando cada vez mais ao campo, seja para o mercado interno, seja par ao externo.
O agrobusiness é uma característica da agricultura moderna, que recebe investimento intensivo de capitais e tecnologia. Compreende todas as operações de produção agrícola: o preparo da terra, a colheita, o armazenamento e a distribuição desses produtos e seus derivados.
Agricultura de precisão centro de pesquisa em biotecnologia, sensoriamento remoto e tecnologia da informação são expressões muito usadas na agricultura moderna.
A agricultura de precisão permite fazer o mapeamento da área plantada, indicando onde é preciso corrigir o solo. Isso é feito pelo uso de sensores conectados a satélites e tratores equipados com GPS, sistema que envia e recebe sinais dos satélites, que permite fazer um levantamento da situação da lavoura.
A tecnologia da informação é possibilitada pela existência de uma boa rede de telecomunicações. UM polo de informática produz softwares para uso dos agricultores. Esse métodos modernos de processamento da produção, armazenamento e distribuição de produtos são essenciais para o agrobusiness.
Os centros de pesquisa de modificação genética e molecular de sementes para aumentar a produtividade, e troná-las mais resistentes a pragas, são a maior novidade da agricultura moderna. A engenharia genética, parte da biotecnologia, responsável pelos organismos geneticamente modificados (OGM), ou transgênicos, que tantas polêmicas e protestos têm causado.
O que fica evidente é que a biotecnologia agrícola não pretende resolver problemas, mas aumentar os lucros dessa atividade. A biotecnologia aumentará mais ainda as diferenças entre agricultores de países ricos e de países pobres porque suas patentes estão nas mãos de grandes transnacionais.
Se os transgênicos causam polêmica e são rejeitados, um outro tipo de produto agrícola, os orgânicos, está em alta. Esses produtos são cultivados tendo em vista cuidados com o meio ambiente e com a saúde. É verdade que sua produção é mais cara e, portanto, destinada a um grupo específico de consumidores.
Veja, na tabela a seguir, os países com maior área cultivada de transgênicos e os principais produtos cultivados.
O NOP (Programa Nacional Orgânico), organismo que controla esse tipo de produto nos estados Unidos, só concede selo “Certificado Orgânico” aos que tiverem 95% de conteúdo orgânico. Os produtos classificados como naturais deferem dos organismo porque precisam apenas de não ter aditivos. Isso quer dizer que a carne de frango sem corantes ou conservantes é natural, apesar de proceder de animais criados com hormônios e alimentados com grãos cultivados com fertilizantes químicos.

Agricultura em países desenvolvidos e subdesenvolvidos

Após a revolução industrial a agricultura se desenvolveu de forma diferente em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Em países industrializados a agropecuária diminuiu sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) e a mecanização agrícola diminuiu a percentagem de pessoal ocupado. Entretanto, a produtividade e a variedade são garantidas por técnicas modernas de cultivo e colheita. Nos países subdesenvolvidos industrializados, a pseudomordenização do campo resultou em um êxodo rural que engrossou as estatísticas de desempregados e miseráveis nas cidades. Alguns países ainda vivem basicamente da agricultura, mantendo uma significativa população ativa no setor.

O comercio Mundial dos produtos agrícolas

No comercio mundial, os produtos do agronegócio são denominados commodity.
No comercio exterior dos produtos agrícolas que os países desenvolvidos levam vantagens sobre SOS subdesenvolvidos.
A competição não envolve apenas a capacidade técnica e científica. Os mais ricos, reunidos em blocos econômicos tem uma grande arma o protecionismo de seus setores agrícolas (subsídios, dificuldades para as importações e facilidades para exportações) e, assim, aumentam o seu poder de competição no mercado internacional. A política desses países sempre privilegiou a agricultura, enquanto no interior dos blocos econômicos o discurso é a livre circulação de mercadorias. Essa política aumenta mais ainda a desigualdade econômica entre os países do Norte e Sul. Sem falar nos preços mais baixos, no mercado mundial, das principais commodities (geralmente produzidas em países subdesenvolvidos).
Na união Europeia, essa prática é chamada de Política Agrária Comum (PAC), na qual é dada preferência de compra aos produtos europeus, é fixada uma tarifa comum para exportação para fora do bloco, adotada a unificação do mercado agrícola europeu e estabelecido um preço único por produtor.

Principais produtos agrícolas e da pecuária

A agricultura fornece tanto produtos essenciais à alimentação quanto matérias-primas para vários tipos de industrias. Clima, tipo de solo e água são fatores favoráveis à produção agrícola, além das facilidades tecnológicas de que o país dispõe.
A pecuária também fornece alimentos (leite, carne, ovos) e matérias primas (lã e peles) para a industria. Os principais rebanhos do mundo são constituídos de gado bovino, suíno e ovino.
A pecuária mundial se apresenta de diferentes formas, que refletem o nível tecnológico dos países, os tipos de clima a que eles estão sujeitos, os mercados consumidores, etc. Predomina a pecuária moderna (uso de tratores, fertilizantes, presença de zootécnicos e agrônomos,  gado confinado, pesquisa e manipulação genética, biotecnologia) nos países desenvolvidos –nordeste dos EUA, Europa Ocidental, Austrália, Nova Zelândia – e em áreas de países subdesenvolvidos industrializados, como Centro-Sul do Brasil. Nessas áreas, cada vez mais as transnacionais incorporam a pecuária ao espaço das chamadas empresas agrícolas.
Em outras regiões do mundo, como América Latina, a Ásia e a África, a pecuária não conta com todos esses avanços tecnológicos. O gado geralmente é criado solto nos pastos, sem maiores cuidados.
Os principais sistemas agrícolas mundiais são: agricultura itinerante, agricultura de jardinagem, agricultura moderna e plantation.
Agricultura itinerante: Praticada por famílias pobres que não possuem capital para melhorar sua produção, essa mão de obra familiar, numerosa, desqualificada, que utiliza técnicas arcaicas, como uso da enxada ou queimada em pequenas e médias propriedades, ou em parte de latifúndios, acaba desgastando o solo e muda-se para outra área. O ciclo se repete, ao desmatar e queimar essa nova área. O nome itinerante deriva dessa constante mudança. Principais áreas de agricultura itinerante: América Latina, países africanos, Sul e Sudeste Asiático.
Agricultura de jardinagem: É praticada na Ásia, no Japão, na Indonésia e Tailândia, onde o arroz é cultivado em planícies inundáveis e até e, áreas montanhosas onde são construídos terraços. As principais características da agricultura de jardinagem são: escassez de espaço para o plantio, utilização de numerosa mão de obra manual, pequena propriedade agrícola, elevada produtividade, uso de adubos e irrigação. É uma área policultora, no entanto, entre os maiores produtores mundiais de arroz, estão países que praticam a agricultura de jardinagem.
Agricultura moderna: é a agricultura típica de países desenvolvidos, como os Estados Unidos e os países da Europa ocidental.
Também é praticada no Canadá, no Japão, na Austrália, na Nova Zelândia e em países emergentes como Rússia, Brasil, Argentina. Caracteriza-se pelo usos de sementes selecionadas, pequena mão de obra, usos intensivo de máquinas, técnicas modernas e caráter empresarial.
A agricultura dos Estados Unidos, a mais desenvolvida do mundo, organiza sua produção em grandes faixas ou cinturões agrícolas (belts), especializados no cultivo de determinados produtos(trigo, milho, algodão, leite e produtos subtropicais). Grandes propriedades, mão de obra familiar e alta mecanização caracterizam os cinturões agrícolas norte-americanos – um sistema controlado pelo agrobusiness.
Plantation: é os sistema agrícola dos países subdesenvolvidos, utilizado amplamente durante a colonização europeia na África, América e Ásia. As características atuais da plantation compreendem o latifúndio, a monocultura, mão de obra barata e desqualificada, como objetivo de exportação. Extensas áreas agrícolas de países pobres no Caribe continental pertencem a grandes grupos transnacionais.a plantation ocupa áreas do Brasil, Colômbia, América Central continental e insular, África e Ásia.

Principais produtos Agrícolas


Cana de açúcar  - maiores produtores
Países
Produção(milhões de toneladas)
 Brasil
545,7
Índia
355,5
China
106,4

Trigo - maiores produtores
Países
Produção(milhões de toneladas)
China
109,2
Índia
75,8
EUA
55,8

Arroz – maiores produtores
Países
Produção(milhões de toneladas)
China
187,3
Índia
144,5
Indonésia
57,1

Soja  - maiores produtores
Países
Produção(milhões de toneladas)
EUA
72,8
Brasil
57,8
Argentina
47,4


Laranja  - maiores produtores
Países
Produção(milhões de toneladas)
Brasil
18,6
EUA
7,3
México
4,2

Bovinos  - maiores produtores
Países
Produção ( cabeças)
Brasil
199 752 016
Índia
176 594 000
China
82 066 855


Suínos  - maiores produtores
Países
Produção(cabeças)
China
425 672 621
EUA
61 860 000
Brasil
35 945 016

Ovinos  - maiores produtores
Países
Produção(cabeças)
China
146 018 203
Austrália
85 711 187
Índia
64 269 000




Referência bibliográfica

ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de. Fronteiras da Globalização.