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segunda-feira, 21 de abril de 2014

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Atividade I
4.Leitura e reflexão sobre as músicas:    Super-homem -Gilberto Gil; e Human Nature - Michael Jackson.
Pretendemos refletir sobre as letras das musicas Super-homem  de Gilberto Gil, cantor nacional e letra do cantor internacional  Michael Jackson, compositor da canção Human Nature. Debruçando na letra do cantor Gilberto Gil que remete a porção feminina do autor. Enquanto na letra do cantor internacional que expressa desejos, e resposta a conflitos interiores, a natureza humana, na letra temos a figura da maça, em termos conotativos, os desejos reprimidos de uma vida urbana que afloram e há uma manifestação de serem satisfeitos. Podemos traçar um paralelo entre as duas canções?
Na canção de GIL, percebemos o amadurecimento de um homem que se libertou dos preconceitos masculinos. Preconceitos cuja a vivencia, o caminhar de uma jornada como artista permitiu-lhes amadurecer sua porção mulher. A porção mulher está relacionada a sua sensibilidade, talvez até experiências homossexuais, além da condição genética que todos seres vivos há têm.
Na letra da canção o autor traz que sua porção mulher é a melhor que traz dentro dele. Sua porção mulher entendo não apenas a sua condição biológica, mas como a percepção feminina, a contemplação com olhar de uma mulher. Lançar um olhar feminino, entender o sentido de ser mãe, dos sentimentos, das escolhas que pode ter uma mulher, dos valores e sentimentos que afloram em diferentes momentos da vida de uma mulher.
Gil também fala ser o verão o apogeu da primavera. Assim, temos um processo, um caminhar que passamos de uma fase de amadurecimento, da produção de flores até chegar ao verão época da colheita, do amadurecimento dos frutos germinados na primavera. E esse processo permite-nos amadurecer e culminar no que é doce, na contemplação, numa percepção mais livre de preconceitos.
Por fim quem sabe um super-home venha nos restituir  a glória, ou seja temos a dúvida, o desmistificar da superioridade masculina.  
Enquanto o cantor internacional em sua canção expressa sua sedução pela cidade. Logo temos a figura da vida urbana, vida noturna, desejos que afloram e necessitam serem satisfeitos, pois assim é a natureza humana.
Na canção o autor clama pela liberdade, extrapolar, expressar seus desejos aproveitar o que a cidade, a vida noturna tem a lhe oferecer. Ao mesmo tempo que é questionado pela sociedade. A sociedade cobra padrões de comportamentos, o que se espera de determinadas pessoas é o que realmente elas querem externar?
O autor da canção responde seus próprios questionamentos interiores. Quando levanta a possibilidade deles perguntarem o porquê. E tem como resposta para diferentes questionamentos simplesmente é a natureza humana. Sabemos que somos humanos, iguais em muitos aspectos e diversos em tantos outros. Assim no campo dos desejos temos os diversos jeitos de amar, de ser.
Por fim temos na canção de Michel uma alusão a vida urbana, o desejo de estar com o outro de amar de aproveitar a “maça” compartilhar a satisfação, a fuga do enclausuramento da solidão, pois a natureza humana requer a vida em sociedade.

As duas canções trazem temas recorrentes na atualidade, a questão de gênero, o papel social do homem e da mulher; e o preenchimento dos desejos humanos em uma sociedade urbana. Enquanto da canção de Gil poderíamos refletir qual o papel da mulher nas diferentes esferas sociais, na canção de Michel poderíamos refletir quanto a satisfação dos desejos humanos em uma sociedade urbana-capitalista, que ao mesmo tempo incentiva, e coíbe acesso a determinados prazeres.
Educação Moral e Cívica

1. O que entendemos por Educação Moral e Cívica
No âmbito do Ensino entendemos que a Educação Moral e Cívica como uma disciplina que buscou ensinar valores e civismo a população Brasileira. Consideramos que se pretendeu direcionar um ensino voltado para o nacionalismo, visando a unidade nacional. Incutir nas mentes valores nacionalista. Buscando uma consciência coletiva da unidade nacional.
Dentro de um projeto militarista a disciplina serviu para calar as vozes contrárias a revolução militar. Além de atender um anseio de mão-de-obra técnica com forte influência formativa do Estado.
Talvez, conhecimentos de história, sociologia, filosofia e geografia tenham perdido espaços nas grades curriculares para o ensino dessa disciplina, a Educação Moral e Cívica – EMC.
Considero que o conhecimento dos símbolos nacionais, do território nacional, da estrutura do poder importante para a formação do cidadão. Todos os conhecimentos da disciplina EMC são válidos se colocados na perspectiva de formação do cidadão crítico, consciente dos seus deveres e direitos. Porém se ela, a disciplina EMC serve a uma postura de aceitação de uma ordem constituída, que desrespeita os valores e direitos individuais não acrescenta para nossa sociedade.
Penso que o principal pressuposto da Educação é a formação da autonomia individual. O indivíduo educado e consciente de seu papel como cidadão será mais útil para a coletividade. A formação moral abrange a coletividade e resulta da formação ética, ou seja de uma consciência individual que respeita os valores culturalmente aceitos por determinada sociedade.
Assim sendo, cada sociedade, cada cultura, cada comunidade estabelece seu conjunto de valores, regras morais e legais. Normalmente os valores são implícitos no conjunto de leis expressas, escritas ou pela tradição.
A Constituição Federal Brasileira, CF/1998, estabelecida como lei máxima da nação brasileira. Nela, na CF, se estabelece as diversas diretrizes gerais dos direitos e deveres dos cidadãos. E como é organizado nosso território. E como deve ser gerido os recursos e a distribuição e equilíbrio entre os poderes constituídos.
2. Sistema de Administração Política do Brasil.
Um sistema administrativo consiste em um regime adotado pelo Estado para o controle dos atos administrativos ilegais ou ilegítimos praticados pelo Poder Público.
Todas as funções exercidas pelas autoridades administrativas como a regulamentação da estrutura, do pessoal (órgãos e agentes), dos atos e atividades da Administração Pública, praticados ou desempenhados na qualidade de poder público. Toda e qualquer atividade de administração, seja ela exercida pelo Poder Executivo, pelo Poder Legislativo ou pelo Poder Judiciário, é tutelada pelo Direito Administrativo.
Assim a lei regula o poder distribuído na diferentes esferas. O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. Em nível federal, o poder executivo é exercido pelo Presidente. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário. O Estado brasileiro é uma federação pois é composto de estados dotados de autonomia política garantida pela Constituição Federal e do poder de promulgar suas próprias Constituições. É uma república presidencial porque as funções de chefe de Estado e chefe de governo estão reunidas em um único órgão: o Presidente da República. É uma democracia representativa porque o povo dificilmente exerce sua soberania, apenas elegendo o chefe do poder executivo e os seus representantes nos órgãos legislativos, como também diretamente, mediante plebiscito, referendo e iniciativa legislativa popular.

2.1 Atribuição dos Poderes
A União está divida em três poderes, independentes e harmônicos entre si. São eles o Legislativo, que elabora leis; o Executivo, que atua na execução de programas ou prestação de serviço público; e o Poder Judiciário, que soluciona conflitos entre cidadãos, entidades e o estado.
O Brasil tem um sistema político pluripartidário, ou seja, admite a formação legal de vários partidos. O partido político é uma associação voluntária de pessoas que compartilham os mesmos ideais, interesses, objetivos e doutrinas políticas, que tem como objetivo influenciar e fazer parte do poder político.

Conclusão
A Educação Moral e Cívica como disciplina escolar deveria estabelecer como pressuposta a formação de indivíduos capazes de entender a estrutura e a distribuição do poder.
Além da disciplina deveria fornecer conceitos importantes para entender a organização social, dentro do atual sistema econômico. Ir além do civismo, permitir que entendamos como as estruturas e superestruturas sociais se organizam. Dentro do contexto do capitalismo globalizado a disciplina perdeu importância para as elites econômicas.
Percebemos que a fronteira nacional tende a si diluir. Para atender a demanda do fluxo de mercadorias e menos aos fluxos de pessoas. Pois as mercadorias, as produções das empresas multinacionais, dos conglomerados econômicos não respeitam as fronteiras nacionais. Mas os fluxos de pessoas não seguem os mesmo ritmos.


Referências
BRASIL, www.planalto.gov.br/. Visitado em 10/07/2011

ABREU,Vanessa Kern de.http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art11_24.pdf. Visitado em 10/07/2011.