Translate

quarta-feira, 11 de julho de 2012

!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"> Sucata hi-tech II: Montando um servidor doméstico de arquivos e páginas web (Séries)



Sucata hi-tech II: Montando um servidor doméstico de arquivos e páginas web

Aproveite aquele micro velho para ter um servidor de arquivos, conexão, jogos e páginas web de graça

Por Felipe Augusto Cavalcante em 11/Jul/2012





Como a popularização da informática não é nenhuma novidade, é bem provável que você já tenha trocado de computador várias vezes. Hoje, é comum que os lares abriguem dois ou mais computadores. Além de dividir os micros para atividades diferentes entre os membros da família, uma boa ideia é ligar tudo numa rede local (para compartilhar recursos como a impressora) e aproveitar uma das máquinas (especialmente a mais velhinha) para montar um servidor.
A dica aqui é sobre o passo seguinte, como montar um servidor doméstico, para compartilhar a conexão, rodar um servidor de games online, gerenciar a impressora, guardar arquivos e etc.

Que tal matar as saudades de seu Windows 98?
A ideia de ter um servidor central é econômico e prático: ter um micro que possa ficar ligado 24 horas para multiplicar e distribuir os recursos existentes para todos os micros da rede sem perder performance com isso. Com um servidor dedicado para estas funções, tudo fica mais simples, o servidor poderia ficar na sala, por exemplo, sem incomodar ninguém. Além disso, o fato de você concentrar a conexão ADSL, por exemplo, num servidor, permite que você defina endereços de IP "falsos" para sua rede interna e, nestas circunstâncias, o servidor acaba servindo como um legítimo firewall.
Como este pequeno servidor executará apenas tarefas simples, como compartilhar a conexão, impressora, ou eventualmente prover um servidor de FTP, um jogo simples ou algo do gênero, não é preciso ter um micro de última geração, muito pelo contrário, um velho Celeron 233 Mhz com 32 de RAM vai servir muito bem para esta função.
A primeira coisa a decidir neste caso é qual sistema operacional você prefere rodar. Pela robustez e ferramentas amigáveis de uso, recomendamos o Windows 2000 Professional ou Windows XP, mas o Windows 98 Second Edition também pode servir, desde que você não se importe de ficar reiniciando o servidor de vez em quando... O Windows 2000 Server tem mais recursos, mas não trás uma vantagem realmente digna de nota em se tratando de um servidor doméstico.

Os requisitos

  • Processador: mínimo Pentium 166, ideal Pentium 233 ou mais recente;
  • RAM: Mínimo 32, ideal 64;
  • HD: Mínimo 1 GB, ideal 2 GB ou mais;
  • Placa de Vídeo e monitor: será usado só para configurar o servidor, então qualquer coisa que você tenha à mão serve;
  • Placa de rede;
  • Modem ou duas placas de rede (para conexão via cabo ou ADSL);
  • Windows 98, ME, 2000 ou XP.

Preparação

Caso você esteja usando cabo, ADSL, ou outro meio de acesso rápido qualquer, o servidor deverá ter duas placas de rede, uma para o modem ADSL ou cable modem e outra para a rede local. Lembre-se que você deverá instalar o protocolo TCP/IP para ambas as placas de rede, através do painel de controle/redes. O compartilhamento de arquivos e impressoras por sua vez deve ser instalado apenas para a placa da rede local.
No Windows 98:
1. Siga até o "Painel de controle" e acesse o elemento "Redes";

2. Observe que existe entrada para cada placa de rede, como por exemplo "Realtek PCI Ethernet" e "NE 2000 Compatible". Neste caso, apareceu apenas a AMD PCNET, pois a máquina tem apenas uma placa de rede;

3. Clique em "Compartilhamento de arquivos e impressoras", habilite as caixas correspondentes a arquivos e impressores, confirme com o botão Ok;

4. Caso você tenha 2 placas de rede, ideal para usar o micro no compartilhamento da conexão, surgirão dois itens no menu: "Compartilhamento de arquivos e impressoras -> Realtek PCI Ethernet" e "Compartilhamento de arquivos e impressoras ->NE 2000 Compatible", por exemplo. Isto indica que o compartilhamento está habilitado para as duas placas. Basta deletar a entrada da placa onde está a conexão com a Internet, deixando apenas a entrada a placa da rede local.

No Windows 2000 / XP, isto é mais fácil, basta abrir o Painel de controle/conexões de rede, cada placa aparecerá como uma conexão distinta, bastando configurar ambas separadamente.
Depois de montada a rede e instalado o Windows no servidor, vamos à sua configuração. A primeira coisa é habilitar o compartilhamento da conexão com a Internet, isto é bem simples:
No Windows 98 SE, basta abrir o painel de controle; adicionar/remover programas; instalação do Windows; ferramentas da Internet; e marcar o "Compartilhamento de Conexões à Internet".

Windows 2000 Prof., abra o painel de controle; Ferramentas administrativas; Serviços, clique com o botão direito em "compartilhamento de conexão à Internet", abra as propriedades, e na opção "Tipo de inicialização" escolha "automático". Reinicie o micro.
Depois de configurar o servidor, você precisa configurar os clientes para acessarem a Internet através do servidor. Para isso abra o painel de controle, redes, acesse as configurações do TCP/IP e marque a opção de "Obter um endereço IP automaticamente". Apartir de agora, quando ligados os micros consultarão o servidor para obter a conexão.
Além da conexão, você também pode instalar a impressora, CD-ROM ou mesmo outros periféricos no servidor, compartilhá-los e acessá-los de qualquer um dos micros através da rede. Vai ser mais prático imprimir na impressora que está no servidor, que estará sempre ligado e localizado num local comum da casa do que ficar batendo na porta do quarto do seu irmão pedindo pra ele ligar o micro :-)

Servidor FTP e Web

Para abrir um servidor de FTP, para compartilhar arquivos com os amigos, basta baixar um programa adequado. Dois bons FTP servers são o FileZilla Server (Windows XP ou superior) e o CesarFTP (Windows 98 ou ME). Para usar os programas, basta configurá-los com os usernames e passwords de quem vai poder acessar o FTP e as pastas que cada um poderá acessar. Caso você esteja usando o Speedy (Vivo Internet), não se esqueça de alterar a porta do FTP, de 21 que é o default para 1521 ou qualquer outra porta livre. Lembre-se que a Telefônica (Vivo) bloqueia a porta 21.

Basta configurar usuários, permissões e as pastas que deseja compartilhar
Caso queira aproveitar o micro velho também para hospedar sua página na Web, uma ótima opção é o programa XAMPP; que traz servidor Web pronto para PHP (Apache), FTP (FileZilla), banco de dados (MySQL) e até mesmo de envio de e-mails. A grande vantagem deste pacote é que dispensar as configurações mais complexas, bastando apenas definir senhas e os nomes de usuários para cada ferramenta que deseja usar.

O Xampp simplifica o uso de Apache, PHP e MySQL
Ao acessar a página de downloads do XAMPP, é preciso selecionar a segunda versão "Windows 98 ou ME" antes de começar o download, caso pretende usar um destes sistemas como servidor. Para Windows XP ou superior, a versão mais atual da ferramenta deve dar conta do recado.
Uma dica: caso você esteja usando o Speedy (Vivo Internet), altere a porta padrão do servidor Web de 80 para 1080 (ou outra qualquer que esteja livre). Quem for acessar a página deve digitar no Browser http://Seu_IP:1080, onde o ":1080" especifica que o browser vai acessar o seu micro usando a porta 1080.
Levando em conta que o seu número IP provavelmente é dinâmico, isto é, muda a cada nova tentativa de conexão. O mais recomendado é que utilize um serviço como o No-IP Free Dynamic DNS and URL Redirection, que mapeia automaticamente endereços de IP dinâmico para algo mais interessante, como minhacasa.no-ip.org.