Translate

domingo, 8 de junho de 2014

Macbeta de William Shakespeare
Por Ermeson Queiroz

Macbeta escirta por  William Shakespeare, segundo a lenda a peça foi escrita entre 1605 e 1606 apresentada em Hamptoton Cout   ao rei James e seu cunhado o rei da Dinamarca CChristian.  Apeça é considerada uma tragédia de curta duração  (SANTANA, 2014).
O autor de Macbeth,  William Shakespeare para CHAIA (1995) assemelhasse a Maquiavel pois “são autores que permitem lançar um olhar direto sobre quem governa ou sofre a ação de governo, através da presença corpórea, física, destes sujeitos.” (CHAIA 1995, p.167) CHAIA (1995) entende que  Shakespeare consegue saltar do individual para o institucional e vice versa, pois as diferentes formas de poder dão significados distintos às vidas. Portanto, verificamos as obras do autor em comento não são apolíticas.  A obra Macbeth  descreve ma tragédia de Shakespeare, onde ele trata de morte, bruxas, medo, e sobre a má influência que uma pessoa pode ter sobre a outra.
A tragédia é motivada pela ambição do principal personagem, o general Macbeth ascender ao poder e ocupar o trono da Escócia. O general encontra em sua esposa Lady Macbeth incentivos e apoio para arquitetar seu intento e marcados por sentimentos de inveja, raiva, medo, remorso quais leva-os a trágicos enredos.
A obra é dividida em cinco atos, os atos I e V em sete cenas os demais variam entre quatro e três cenas. A narrativa remetem-nos  a diferentes ambientes inicialmente a uma batalha comandada pelos vitoriosos  generais MACHBETH e BANQUO do rei DUNCAN, rei da Escócia. Os generais quando retornavam da batalha são abordados por três buchas que premeditadamente lançam profecias para seduzir os generais.
As estranhas irmãs, bruchas, saudaram Banquo como o pai de reis e a Macbeth como Barão de Cawdor, que se tornará rei. Pouco depois, Macbeth descobre que o Rei Duncan acabara de tornar Macbeth Barão de Cawdor. Levando ao general a acreditar incondicionalmente nas profecias das bruchas.
Lady Macbeth ao tomar conhecimento das profecias através de seu marido general, alimentada por sentimentos de inveja, ambição e impiedade em conjunto com o general tramam a morte do rei DUNCAN.  Uma dúvida inicial não foi suficiente para conter o general Macbeth que mata Duncan e um de seus empregados. Lady Macbeth toma a faca e encontra sangue em suas mãos, então eles as lavam antes de despertar os outros para avisá-los sobre os assassinatos.
Macbeth assume o trono mas para manter-se achou necessário cometer mais crimes e sua próxima vítima seria seu companheiro de batalhas, o general Banquo. Macbeth preso à profecia que  Banquo seria pais de reis e motivado por inveja assassina-o. Mas, a consciência de Macbeth não lhe dá tréguas, ele passa a ver os fatasmas de suas vítimas e suas ações o torna mais cruéis. Ele mata a mulher e os filhos de Macduff, seu rival, um nobre escocês. Crendo nas bruxas que ninguém nascido de uma mulher poderia matá-lo.  
O filho de Banquo e herdeiro do trono se alia ao nobre Macduff para enfrentar Macbeth. Marcam com um exército, lutam e destroem a fortaleza de Macbeth.
Macbeth, culpado e descontrolado, descobre que sua mulher enlouquecera atormentada pelos crimes que cometera havia se matado. Macbeth luta com Maduff e descobre que ele nascera por uma cesariana e não um parto natural, driblando a profecia. Macbeth é morto e os herdeiros de Banquo tomam o trono.
A obra do autor remete-nos a refletir sobre sentimentos humanos a inveja, a ambição, ética, confiança, lealdade. Sentimentos que evolve aqueles que exercem o poder ou parcela. O poder ao mesmo tempo dar status e glamour, desperta a cobiça e inveja de muitos, exigido daquele que esta no poder cautela e desconfiança. O autor traz na sua obra elementos humano a coragem, ódio, medos e elementos da mitologia (as bruxas) essas como sendo o pivô de todos os males.    Além disso os fantasmas como elementos dos erros e pecados do passado que insistem em aterrorizarem as consciências mais perversas levando algozes à autopunição. Portanto além da obra de arte remeter a aspectos humanos, sentimentos, angustias tem uma perspectiva política quando remete a narrativa de ascensão ao poder e fora escrita para um monarca em primeiro objetivo.

               Referências

      SHAKESPEAREHTTP, William. MACBETH. Edição Ridendo Castigat Mores,  Versão para eBooksBrasil.org . Disponível em : www.ebooksbrasil.org/eLibris/macbethr.html ;  www.jahr.org ; visitado em 07/06/2014
  CHAIA, Miguel. A natureza da política em Shakespeare e Maquiavel. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ea/v9n23/v9n23a11.pdf .  Acessado em 07/06/2014
     SANTANA, Ana Lúcia. Macabeth. Disponível em http://www.infoescola.com/teatro/macbeth/.  Acessado em 07/06/2014.