Translate

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Atividade I
4.Leitura e reflexão sobre as músicas:    Super-homem -Gilberto Gil; e Human Nature - Michael Jackson.
Pretendemos refletir sobre as letras das musicas Super-homem  de Gilberto Gil, cantor nacional e letra do cantor internacional  Michael Jackson, compositor da canção Human Nature. Debruçando na letra do cantor Gilberto Gil que remete a porção feminina do autor. Enquanto na letra do cantor internacional que expressa desejos, e resposta a conflitos interiores, a natureza humana, na letra temos a figura da maça, em termos conotativos, os desejos reprimidos de uma vida urbana que afloram e há uma manifestação de serem satisfeitos. Podemos traçar um paralelo entre as duas canções?
Na canção de GIL, percebemos o amadurecimento de um homem que se libertou dos preconceitos masculinos. Preconceitos cuja a vivencia, o caminhar de uma jornada como artista permitiu-lhes amadurecer sua porção mulher. A porção mulher está relacionada a sua sensibilidade, talvez até experiências homossexuais, além da condição genética que todos seres vivos há têm.
Na letra da canção o autor traz que sua porção mulher é a melhor que traz dentro dele. Sua porção mulher entendo não apenas a sua condição biológica, mas como a percepção feminina, a contemplação com olhar de uma mulher. Lançar um olhar feminino, entender o sentido de ser mãe, dos sentimentos, das escolhas que pode ter uma mulher, dos valores e sentimentos que afloram em diferentes momentos da vida de uma mulher.
Gil também fala ser o verão o apogeu da primavera. Assim, temos um processo, um caminhar que passamos de uma fase de amadurecimento, da produção de flores até chegar ao verão época da colheita, do amadurecimento dos frutos germinados na primavera. E esse processo permite-nos amadurecer e culminar no que é doce, na contemplação, numa percepção mais livre de preconceitos.
Por fim quem sabe um super-home venha nos restituir  a glória, ou seja temos a dúvida, o desmistificar da superioridade masculina.  
Enquanto o cantor internacional em sua canção expressa sua sedução pela cidade. Logo temos a figura da vida urbana, vida noturna, desejos que afloram e necessitam serem satisfeitos, pois assim é a natureza humana.
Na canção o autor clama pela liberdade, extrapolar, expressar seus desejos aproveitar o que a cidade, a vida noturna tem a lhe oferecer. Ao mesmo tempo que é questionado pela sociedade. A sociedade cobra padrões de comportamentos, o que se espera de determinadas pessoas é o que realmente elas querem externar?
O autor da canção responde seus próprios questionamentos interiores. Quando levanta a possibilidade deles perguntarem o porquê. E tem como resposta para diferentes questionamentos simplesmente é a natureza humana. Sabemos que somos humanos, iguais em muitos aspectos e diversos em tantos outros. Assim no campo dos desejos temos os diversos jeitos de amar, de ser.
Por fim temos na canção de Michel uma alusão a vida urbana, o desejo de estar com o outro de amar de aproveitar a “maça” compartilhar a satisfação, a fuga do enclausuramento da solidão, pois a natureza humana requer a vida em sociedade.

As duas canções trazem temas recorrentes na atualidade, a questão de gênero, o papel social do homem e da mulher; e o preenchimento dos desejos humanos em uma sociedade urbana. Enquanto da canção de Gil poderíamos refletir qual o papel da mulher nas diferentes esferas sociais, na canção de Michel poderíamos refletir quanto a satisfação dos desejos humanos em uma sociedade urbana-capitalista, que ao mesmo tempo incentiva, e coíbe acesso a determinados prazeres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário