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terça-feira, 5 de junho de 2012

O computador é uma máquina que realiza uma variedade de tarefas


Introdução
O computador é uma máquina que realiza uma variedade de tarefas de acordo com instruções
específicas. É uma máquina de processamento de dados, que recebe dados através de um
dispositivo de entrada e o processador os manipula de acordo com um programa.
O computador tem dois componentes principais. O primeiro é o Hardware que é a parte palpável
(que se pode tocar) do computador. Ele é composto de partes eletrônicas e mecânicas.
O segundo componente principal é o Software que é a parte impalpável (não se pode tocar) do
computador. Ele é composto de dados e dos programas de computador.
Introdução

3.1. Hardware
3.1.1. Unidade Central de Processamento (CPU - Central Processing Unit)
O processador é o “cérebro” do computador. Ele possui milhões de partes elétricas muito
pequenas. Ele faz as operações fundamentais dentro do sistema. Alguns exemplos de
processadores são o Pentium, Athlon e SPARC.
Figura 1: Processador de um PC
3.1.2. Memória
A memória, onde se encontram os dados e as instruções que a CPU precisa para realizar suas
tarefas, dividida em diversos locais de armazenamento que possuem seus respectivos endereços
lógicos. A CPU acessa a memória pelo uso destes endereços.
1. Memória Principal
A memória principal, às vezes, chamada de RAM (Random Access Memory ou Memória de Acesso
Randômico) está fortemente ligada ao processador. Ela é utilizada para armazenar programas e
dados, com os quais o processador está trabalhando no momento e não é utilizada para
armazenamento de longo prazo, por este motivo seu armazenamento é considerado volátil. Isto
significa que assim que o computador é desligado, toda a informação armazenada na memória
principal será perdida.
Figura 2: Pente de memória
2. A Memória Secundária
A memória secundária está ligada à memória principal. Ela é usada para armazenar programas e
dados para uso de longo prazo. Exemplos de memória secundária são discos rígidos e cd-rom.
Introdução à Programação I 6
JEDITM
Figura 3: Interior de um Disco rígido do computador
A memória secundária é considerada um tipo de armazenamento não-volátil. Isto significa que
as informações nela armazenadas não serão perdidas após o computador ser desligado.
Memória Principal Memória Secundária Propriedade
Rápida Lenta Velocidade
Cara Barata Preço
Baixa Alta Capacidade
Sim Não Volátil
Tabela 1: Comparação entre a memória principal e a memória secundária
3.1.3. Dispositivos de Entrada e Saída
Os dispositivos de entrada e saída permitem que o computador interaja com o mundo exterior
pela movimentação de dados para dentro e para fora do sistema.
Exemplos de dispositivos de entradas são teclados, mouses, microfones, etc. Exemplos de
dispositivos de saída são monitores, impressoras, alto-falantes, etc.
3.2. Software
O software é um programa que o computador usa para funcionar. Ele é armazenado em algum
dispositivo de hardware como um disco rígido, mas é em si mesmo intangível. Os dados que o
computador usa podem ser qualquer coisa que o programa precise. Os programas agem como
instruções para o processador.
Alguns tipos de programas de computador:
1. Programas de Sistemas
Programas necessários para que o hardware e o software funcionem juntos corretamente.
Exemplos:
· Sistemas Operacionais como Linux, Windows, Unix, Solaris, MacOS
2. Aplicativos
Programas que as pessoas usam para realizar determinado trabalho.
Exemplos:
· Processadores de Textos
· Jogos
· Planilhas Eletrônicas
3. Compiladores
O computador entende apenas uma linguagem: linguagem de máquina. Linguagem de máquina
Introdução à Programação I 7
JEDITM
está na forma de zeros e uns. Já que é totalmente impraticável para as pessoas criarem
programas usando zeros e uns, é preciso haver uma maneira de traduzir ou converter a
linguagem que entendemos em linguagem de máquina, para isto, existem os compiladores.

3.1. Hardware
3.1.1. Unidade Central de Processamento (CPU - Central Processing Unit)
O processador é o “cérebro” do computador. Ele possui milhões de partes elétricas muito
pequenas. Ele faz as operações fundamentais dentro do sistema. Alguns exemplos de
processadores são o Pentium, Athlon e SPARC.
Figura 1: Processador de um PC
3.1.2. Memória
A memória, onde se encontram os dados e as instruções que a CPU precisa para realizar suas
tarefas, dividida em diversos locais de armazenamento que possuem seus respectivos endereços
lógicos. A CPU acessa a memória pelo uso destes endereços.
1. Memória Principal
A memória principal, às vezes, chamada de RAM (Random Access Memory ou Memória de Acesso
Randômico) está fortemente ligada ao processador. Ela é utilizada para armazenar programas e
dados, com os quais o processador está trabalhando no momento e não é utilizada para
armazenamento de longo prazo, por este motivo seu armazenamento é considerado volátil. Isto
significa que assim que o computador é desligado, toda a informação armazenada na memória
principal será perdida.
Figura 2: Pente de memória
2. A Memória Secundária
A memória secundária está ligada à memória principal. Ela é usada para armazenar programas e
dados para uso de longo prazo. Exemplos de memória secundária são discos rígidos e cd-rom.
Introdução à Programação I 6
JEDITM
Figura 3: Interior de um Disco rígido do computador
A memória secundária é considerada um tipo de armazenamento não-volátil. Isto significa que
as informações nela armazenadas não serão perdidas após o computador ser desligado.
Memória Principal Memória Secundária Propriedade
Rápida Lenta Velocidade
Cara Barata Preço
Baixa Alta Capacidade
Sim Não Volátil
Tabela 1: Comparação entre a memória principal e a memória secundária
3.1.3. Dispositivos de Entrada e Saída
Os dispositivos de entrada e saída permitem que o computador interaja com o mundo exterior
pela movimentação de dados para dentro e para fora do sistema.
Exemplos de dispositivos de entradas são teclados, mouses, microfones, etc. Exemplos de
dispositivos de saída são monitores, impressoras, alto-falantes, etc.
3.2. Software
O software é um programa que o computador usa para funcionar. Ele é armazenado em algum
dispositivo de hardware como um disco rígido, mas é em si mesmo intangível. Os dados que o
computador usa podem ser qualquer coisa que o programa precise. Os programas agem como
instruções para o processador.
Alguns tipos de programas de computador:
1. Programas de Sistemas
Programas necessários para que o hardware e o software funcionem juntos corretamente.
Exemplos:
· Sistemas Operacionais como Linux, Windows, Unix, Solaris, MacOS
2. Aplicativos
Programas que as pessoas usam para realizar determinado trabalho.
Exemplos:
· Processadores de Textos
· Jogos
· Planilhas Eletrônicas
3. Compiladores
O computador entende apenas uma linguagem: linguagem de máquina. Linguagem de máquina
Introdução à Programação I 7
JEDITM
está na forma de zeros e uns. Já que é totalmente impraticável para as pessoas criarem
programas usando zeros e uns, é preciso haver uma maneira de traduzir ou converter a
linguagem que entendemos em linguagem de máquina, para isto, existem os compiladores.

Instituto Gaudium/CNBB
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