Translate

terça-feira, 5 de junho de 2012

Conceitos básicos de informática e alguns termos usuais


Introdução a informática



Conceitos básicos de informática e alguns termos usuais

Estudar a história e origem dos computadores permite-nos entender o contexto atual da tecnologia da informação, além de prever perspectivas futuras.
Alguns doutrinadores consideram o ábaco  como primeiro mecanismo computacional usado pelo homem. O instrumento surgiu por volta de 2000 anos a.c.
Muito tempo depois, por volta de 1622, surgiu a régua de cálculo, que foi criada pelo matemático inglês Sir.  William Oughtred. Incluindo neste aparato cálculos mais complexo em relação ao ábaco.
Pulando marcos importante na história da tecnologia chegando ao período da II Guerra Mundial, com os pseudo computadores europeus , que eram equipamentos de tamanhos gigantescos e eletromecânicos cheios de lâmpadas incandescentes . Essas lâmpadas eram conhecidas como válvulas.
Enigma e Colosso foram os principais marcos da informática que sobressaíram na história. Essas máquinas computadorizadas foram criadas por alemães e ingleses durantes a II Guerra Mundial e tinha como objetivo criptografar e desencriptar as mensagens de telecomunicações.
Outra máquina que não podemos esquecer é a máquina norte-americana com cerca de 18.000 válvulas , que ocupava alguns andares de um prédio e efetuava cálculos, chamada de ENIAC (Electrônic Numerical Integrator and Computer).
O computador ENIAC era eletroeletrônico, não possuía circuito integrado, usava válvulas em seu processo de construção, que tinha por função processar dados.
Uma das primeiras técnicas de cifrar a informação (ou sistema de criptografar dados e informação) foi criado pelo imperador César de Roma. Esse sistema foi chamado de Código de César, que consistia em mudar e alterar as posições das letras por outras confundindo a mensagem caso ela fosse interceptada, isso há centenas de anos.
Os termos de informática costumam ser objeto de questionamento estão relacionados com o surgimento do CI – circuitos integrados-, desenvolvidos pela indústria eletrônica na década de 1970.

Geração dos Computadores
Em razão da tecnologia empregada à época, de maneira muito simples podemos resumir as gerações dos computadores na seguinte ordem:
1ª Geração com uso de válvulas;
2ª Geração com o uso de transistores;
3ª Geração com o uso dos circuitos integrados;
4ª Geração como o uso de circuitos complexos chamados Very Large Scale Integration – VLSI – ou traduzindo, componentes de larga escala de integração.
Ao longo da década de 1980 até os dias atuais, diversas instituições públicas e privadas, além dos próprios usuários domésticos, tiveram acesso a computadores pessoais (PC), empregando-os no desempenho e facilitação de atividades diárias, graças à diminuição de seus preços e popularização. Dentre outras tarefas citamos algumas:  Pesquisa de informação; Registro de documentos;  Diversão; Substituição às atividades manuais etc.
Podemos entender informática como sendo a ciência que estuda o processamento e a manipulação de dados e a sua distribuição por meio de redes de computadores interconectados que compartilham algum recurso informático.
Vemos que os computadores tratam dados brutos, gerando informação graças à aplicação do conhecimento humano por meio de programas de computador, guardando-os em repositórios para consultas futuras, que são chamados banco de dados. Os dados trabalhados, resultados do conhecimento humano, geram informação. O acúmulo e a interpretação de informação geram o conhecimento.

Evolução da Tecnologia dos Computadores
A cada dia percebemos que os computadores estão diminuindo em tamanho físico e que, no entanto, isso não significa que estão perdendo capacidade de processamento; muito pelo contrário, as máquinas ficam menores, porém com maior capacidade tanto de processamento quanto de armazenagem de dados e informações.
Quando estudamos a evolução da informática, dois pontos são principais:
1. Processamento: sua unidade é Hz – hertz -, essa é uma medida de freqüência e não de velocidade. Tecnicamente explicando, a freqüência opera em ciclos por segundo, enquanto que a velocidade é definida como distância percorrida por certo período de tempo.
2. Armazenamento: é a quantidade de memórias que um computador pode ter, a qual é representada pelo byte, que é o conjunto de 08 bits – bit é a menor unidade de informação que um computador entende, representado pelos números 0 e 1.
Devemos nos lembrar ainda da própria convergência digital de tecnologias nos dias atuais. Um computador é um centro digital completo: multimídia, informações, comunicações, posicionamento global –GPS- etc., são alguns recursos incorporados a essas máquinas.
Com o surgimento e uso da tecnologia computadorizada, agregou-se na humanidade uma nova ciência; a da computação em um mundo da tecnologia voltada à informação.
Essa ciência, então, passou e ter seu sistema próprio, aos moldes de qualquer outra área de conhecimento humano, como sistema jurídico, sistema mecânico, sistema penal etc.
            Sistema de Informática
Apalavra sistema pode nos direcionar a diversos forma de entendimento sobre diversos assuntos, em razão desta complexidade que envolve o assunto. Porém, de uma maneira mais clara, entendemos sistema como o conjunto de partes que interagem entre si com um propósito comum, com um propósito principal.
Sistemas de informática pode ser definido como o conjunto de partes integradas que tem um objetivo comum e especificado para processar dados e trabalhar com informação. Cabe, aqui, demonstrar quais sãoas partes genéricas do sistema de informática, que é composto de:
HADWARE: é a parte física do sistema de informática, de uma maenira bem simples, é tudo aquilo que pode ser tocado ou que ocupa um espaço físico.
Software: é o programa de computador desenvolvido pela inteligência humana, posto em um equipamento para fazer funcioná-lo;
Peopleware: é o conjunto de todas as pessoas que se relacionam de alguma forma com a informática. São pessoas, usuários, pessoal do suporte etc.
A palavra Informática vem sendo substituída por algumas siglas e é importante conhecê-las, a seguir alguma siglas que substituem a palavra informática: Ti – Tecnologia da Informação; TIC – tecnologia da informação e Comunicação; TN-Tecnologia de Negócios; IT – Information tecnology.
A informação e o conhecimento fluem em velocidade cada vez mais rápidas, a quantidade de dados que circulam em redes de computadores crescem de modo vertiginoso, há maior interação entre pessoas gerando e criando redes sociais.
A TIC ou informática está em todo ramo de nossas vidas, inclui-se nos concursos públicos, uma razão a mais para entender esse mundo de teorias e conceitos de informática.
É conveniente conhecer alguns nomes genéricos de computadores:
1. Desktop: computador mais comum de uso, é o computador usado em cima de mesas.
2. PDA: computador portátil de mão, normalmente não possui teclado, essa sigla significa PERSONAL DISPLAY ASSISTANT.  Ás vezes, aparece com uma sigla PALM; no entanto, como PALM é a marca e não o modelo.
3. Notebook: computador portátil, que vem com monitor do tipo LCD e teclado incorporado, é também chamado de LAPTOP (expressão para “em cima do colo”).
4. UMPC espécie de notebook, mas que não possui disco rígido; no lugar dele há outro tipode memória de massa, que éa a flash memory – espécie de Pendrive interno. UMPC vem do inglês Ultra Mobile Personal Computer. Também chamado de subnotebook, mininotebook, netbook, etc.
5. Mainframe: computador de grande porte, normalmente usado em grandes corporações;
6. THINCLIENTE: Computador mais simples que um Desktop, normalmente não possui disco rígido, possuindo Flash Memory, como memória de massa. Usado em ambiente de rede conectado sempre a um servidor.
7.Servidor: Computador especial em um ambiente de rede, mais robusto e com grande capacidade de processamento e armazenamento de dados, normalmente executa operações e programas especiais, como, por exemplo, servidor de arquivos, servidor de e-mails etc.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário