Translate

sábado, 7 de julho de 2012

Tecnologia da Informação


Tecnologia da Informação

  Quem pensa a tecnologia da informação - TI é coisa nova, engana-se muito! Na realidade data-se que o pensamento tecnológico começou a desenvolver-se junto com o pensamento filosófico com os grandes filósofos e pensadores: Platão, Aristóteles e outros.
Para se ter idéia o primeiro sistema de correios, conhecido na história, desenvolvido por Ciro II da Pérsia, mais conhecido como Ciro, o Grande, que reinou entre 559 e 530 a.C.
Mas, sabemos que podemos descrever 3 ondas da produção humana:
A primeira onda, agrícola e com a produção de bens basicamente manufatureira;
1.                 A segunda onda, a revolução industrial, quando fomos capazes de produzir cópias idênticas de um bem em escala antes impensável;
2.                A terceira onda, quando capacidade computacional permite personalizarmos os produtos, tentando juntar as vantagens da primeira e da segunda. Fala-se, então, de customização, de produção flexível, etc.
Depois de 300 anos de Revolução Industrial, estamos imersos numa cultura que valoriza (ou desvaloriza) algumas de suas características:
§     Homogeneização e Padronização – os produtos industriais são todos iguais. Pense nas roupas, eram feitas à mão e passaram a ser feitas por máquinas, mas em tamanhos padrão: 38, 40, 42… Tudo é padronizado, há pouca diversidade.
§     Abundância – Tudo pode ser produzido em grande quantidade, portanto de forma barata.
§     Sincronia – Linhas de montagem devem primar pelo tempo comum. é uma forma de padronizar o tempo. Agricultores podiam fazer seu horário. Em uma fábrica, não – as pessoas tem de se encontrar.
§     Empreendedorismo – atividades industriais dificultam o espaço econômico pata o indivíduo. As fábricas são grandes, complexas… caras. O Capital é importante, e acaba sendo uma barreira (note que na primeira onda, a posse da terra tinha esse mesmo efeito para os agricultores, mas não para artesãos).
A terceira onda começa a contrapor a segunda. Isso não quer dizer que ela a substituirá – muito pelo contrário: a história mostra a convivência das três ondas.
Tecnologias da Informação
As Tecnologias da Informação antecipam os acontecimentos, assim, olhando-as podemos imaginar onde a produção irá no futuro. As Tecnologias da Informação tiveram a sua Revolução Industrial pouco antes de 1450, com a Revolução da Imprensa.
Ora, os tipos móveis permitiram que uma página, que antes era copiada manualmente, fosse impressa em grande quantidade, de forma padronizada, a baixo custo. Assim, a abundância de informação que daí surgiu – o grande barateamento do livro deu acesso ao conhecimento. Mais pessoas puderam se “apoiar nos ombros de gigantes”, como disse Isaac Newton, e o progresso acelerou. Cerca de 300 anos mais tarde, esse conhecimento provocou a mesma revolução no meio de produção dos bens físicos.
Na terceira onda vivemos, estamos vivendo a rigor, um processo idêntico. Primeiro a revolução da informação impactou a própria informação e comunicação. Somente depois, os computadores foram chegando às outras áreas de produção e automatizando, robotizando processos.
Pense nos livros. Primeiro eram feitos e copiados à mão. Depois impressos em série. Hoje, você pode escrevê-los em seu computador e imprimi-los em sua impressora, em casa. Pode inclusive personalizá-los, se quisesse, para seus amigos.
Quando essa capacidade dos livros, chegou à industria, nasceu a Indústria Flexível. Nela é possível fazer produtos sob medida em escala quase industrial. Esse processo é o que estamos assistindo.
Assim, quando você monta um carro pela internet e efetua a compra, ele é fabricado com as suas especificações, e enviado a você.

http://www.blogger.com/b

Nenhum comentário:

Postar um comentário